Ação:Usuários de estradas pedagiadas receberão cartões com telefones úteis feitos na Febem

Adolescentes em liberdade assistida participam do curso de auxiliar gráfico, que inclui impressão do material

qui, 17/04/2003 - 17h15 | Do Portal do Governo

Até terça-feira, dia 22, mais de 500 mil cartões, com telefones úteis da Polícia Militar e mensagens de cidadania, serão distribuídos aos usuários de todas as rodovias do Estado. Os impressos foram produzidos por 43 jovens que estão em regime de liberdade assistida na Fundação Estadual do Bem Estar do Menor
(Febem).

Eles participam do projeto Gráfica Escola São Paulo, resultado da parceria entre Imprensa Oficial do Estado, a Febem e o Centro Paula Souza de Educação Tecnológica.

Quando os motoristas pagarem as tarifas nos pedágios de uma das estradas administradas pelas concessionárias Ecovias, DER/Dersa, Autoban e Via Oeste, receberão o comprovante de pagamento e o informativo. O objetivo é conscientizá-los para evitarem acidentes.

O coordenador do Gráfica Escola, Benedito Alves de Oliveira Neto, disse que o pedido da Polícia Militar é a produção total de 1 milhão de impressos.

Sua previsão é que os outros 500 mil restantes sejam entregues até o próximo feriado de 1º de maio. ‘A idéia para produção do panfleto partiu da Imprensa Oficial e do Setor de Comunicação da Polícia Militar’. Essa é a segunda vez que os adolescentes participam da impressão do material. Em 2002, foi solicitada a confecção de outros 1 milhão de unidades.

Curso de auxiliar gráfico

Os adolescentes selecionados para participar do curso de auxiliar gráfico permanecem quatro horas na Gráfica Escola, localizada na rua Piratininga, 51, no Brás, em São Paulo. O treinamento tem duração de seis meses. Nesse período, diariamente, há duas horas de aulas teóricas (habilidades básicas, ética e cidadania) e outras duas de aulas práticas.

A Imprensa Oficial produziu o fotolito para que o restante do trabalho fosse executado na instituição. Para essa atividade, as quatro máquinas de impressão funcionam 8 horas por dia, desde fevereiro. Com a coordenação de 8 instrutores, 11 jovens atuam na cópia e montagem, 18 na impressão Off-Set e outros 14, no corte e acabamento. ‘São colocadas duas mil folhas em cada uma mdas impressoras. A produção não é seriada porque os instrutores ensinam o mserviço aos aprendizes. Há paradas para orientações, acertos, verificação de tintas e lavagem das máquinas.’

Benedito indica que sempre há trabalhos filantrópicos para os adolescentes praticarem seus conhecimentos. Eles já produziram jornais internos para a Polícia Militar e Sindicato dos Gráficos, panfletos e cartazes para festas religiosas, como a Festa de São Vito e Festa de Nossa Senhora de
Casallucci, ambas localizadas no Brás.

‘Acredito que a ação aumenta a auto-estima dos menores. Um amigo de um aprendiz, por exemplo, pode viajar, receber esse cartão da PM e mostrá-lo a seu colega. Ele vai se sentir útil à sociedade’, finaliza.

Projeto pioneiro

Criado em 17 de outubro de 2001, o projeto Gráfica Escola São Paulo foi idealizado pelo governador Mário Covas com o objetivo de oferecer curso profissionalizante aos adolescentes em conflito com a lei. A Imprensa
Oficial investiu mais de R$ 1 milhão na infra-estrutura do programa.

Já se formaram 4 turmas com o total de 77 alunos. Os participantes recebem bolsa educativa mensal no valor de R$ 143,56, vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica e uniforme. Em 2002, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Top Social concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Serviço

O impresso possui o telefone da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Disque-PM (0800-555-190), Corregedoria PM (11-3311-0077), PM Rodoviária (11-3327-2727), Disque-Denúncia (capital- 0800-15-63-15 e outros locais- 11- 6224-3040) e Ecovias (0800-19-78-78).