Ação: USP assina convênio para realizar ações de saúde bucal em índios do Xingu

Quatro grupos de trabalho formados por alunos e professores da Faculdade estiveram no Xingu

qua, 20/10/2004 - 19h57 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinaram hoje (20), um convênio para desenvolver ações de saúde bucal junto ao Distrito Especial Indígena do Alto Xingu (Disei).

A FORP tem atuado com os índios do Parque Nacional do Xingu há um ano, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ‘A idéia não é fazer apenas trabalhos educativos, prevenção e tratamentos, mas também capacitar os próprios índios para ações de saúde bucal’, diz o professor Wilson Mestriner Junior, coordenador do Projeto Xingu.

Desde o início do projeto, quatro grupos de trabalho formados por alunos e professores da Faculdade estiveram no Xingu, e a visita mais recente aconteceu no início de outubro.

Com a assinatura do convênio, a FORP também integrará o Programa Saúde da Família na região, em associação com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Os estudantes participarão de visitas, atendimento domiciliar e em núcleos, além de campanhas de vacinação.

Diagnóstico

Em parceria com a Funasa, a FORP irá participar do diagnóstico das condições de saúde bucal da população indígena no Brasil, que abrange 370 mil índios em 34 distritos espalhados pelo País. Serão planejadas ações adequadas à realidade de cada região, levando em conta a estrutura existente e a população local.

De acordo com a diretora da FORP, Marisa Semprini, o Projeto Xingu integra o novo projeto pedagógico da Faculdade, implantado este ano. ‘O objetivo é romper com a formação tecnicista em odontologia, dando ênfase à capacitação para a promoção da saúde’, afirma. ‘A Funasa propõe que a FORP seja agente multiplicador dessa proposta, estimulando e fomentando projetos semelhantes nas instituições de ensino odontológico.’

Com informacões do Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus Administrativo de Ribeirão Preto

Mais informações: (016) 602-4038, com Wilson Mestriner Junior

Da Agência USP
C.A.