Ação social: Polícia e Secretaria da Cultura firmam parceria

nd

qui, 06/09/2001 - 19h56 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 6, representantes das Polícias Civil e Militar do Cone Leste (Taubaté, Campos do Jordão) se reuniram com o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça para estabelecer parcerias no sentido de integração das duas polícias também no âmbito cultural.

O projeto de integração foi assinado pelo Governo do Estado no ano passado e já envolve trabalho conjunto na área da cultura, com a I Mostra de Cultura e Arte das Polícias do Cone Leste, que será aberta dia 22 de setembro em São José dos Campos.

A partir deste, outros programas deverão ser realizados em todas as regiões do Estado. Em outubro, no período de 22 a 28, será realizado em Campos do Jordão, no auditório Cláudio Santoro, o projeto ‘ Pátria Amada, Brasil, com exposições dos trabalhos selecionados na I Mostra, nas áreas de composição musical, dança, expressão corporal, banda e apresentações diversas.

Antonio Carlos Gonçalves da Silva, diretor regional da PC-Cone Leste considera que dessa integração, o grande beneficiário é a sociedade. ‘Com a troca de informações entre as duas polícias, há um aperfeiçoamento das ações que podem se adequar melhor aos anseios da sociedade’. Também no âmbito cultural, declara, as ações valorizando o trabalho artístico dos policiais revela o aspecto humano e permite mostrar a população que o policial tem seu lado sensível, criativo.

Para o comandante do 46º Batalhão da PM, cel. Lamarque Monteiro, as operações integradas revelam as diversas áreas em que as polícias atuam. Ele salienta a existência de trabalhos artísticos realizados por policiais, que agora, com projetos junto à Secretaria da Cultura, podem ser apresentados à população.

‘A arte e a cultura são fundamentais na formação do caráter do cidadão’ , declara, salientando que a PM tem ações sociais de caráter preventivo, como o Proerg (Programa Educacional de Resistência às Drogas e não à Violência), destinados a alunos das escolas de 1º grau ou o Projeto Vida, que orienta pedestres sobre normas de segurança no trânsito.

Do trabalho cultural de cunho sócio-educativo, como o projeto Arquimedes e Guri desenvolvidos pela Secretaria da Cultura, o cel. Lamarque ressalta a importância de, através da cultura, despertar no cidadão, principalmente nas crianças e adolescentes, o sendso de responsabilidade, dever e respeito para com a sociedade.

‘Essa integração resulta nas ações da polícia comunitária, uma outra face que aproxima o policial do povo. É possível integrar o policiamento e a segurança com as ações comunitária, pois o policial é, antes de profissional, membro da comunidade’ , diz.