Ação: Secretaria da Justiça entra na luta contra o tráfico de mulheres

Um acordo entre os governos federal e estadual vai permitir o combate à exploração sexual no País

sex, 03/10/2003 - 18h56 | Do Portal do Governo

Os governos federal e estadual estão prestes a assinar um acordo que resultará na criação de um escritório no Brasil para o combate ao tráfico de mulheres. O convênio, financiado com dinheiro internacional, será realizado entre o Ministério da Justiça especial e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

O novo escritório contará com um investimento da Organização das Nações Unidas (ONU), além do apoio do Consulado dos Estados Unidos da América.

A ONU destinou recentemente U$ 100 mil ao Brasil para o combate ao tráfico de seres humanos. O Ministério da Justiça, que recebeu a verba, quer concentrar esse dinheiro em alguns estados, e São Paulo é um deles, em decorrência do enorme fluxo de pessoas que passam diariamente pelos aeroportos do Estado.

O I Seminário Internacional de Tráfico de Mulheres, que será realizado em São Paulo, nos dias 6 e 7 de outubro, irá concretizar a criação desse novo órgão.

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, com o apoio do Consulado dos Estados Unidos da América, do Conselho Estadual da Condição Feminina, da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo) e de importantes entidades de defesa dos direitos humanos das mulheres (Elas por Elas na Política e CLADEM- Comitê Latino-Americano e do Caribe de Defesa). O objetivo é fomentar o debate para repressão deste tipo de atividade.

Segundo dados recentes da ONU, o tráfico de pessoas é a terceira atividade mais rentável dentre as praticadas pelo crime organizado. De acordo com a entidade, este crime movimenta de US$ 5 a 7 bilhões por ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas.

Data: 6 e 7 outubro
Horário: 6 de outubro, das 18h às 20h; 7 de outubro, das 9h às 18h
Local: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – Espaço da Cidadania André Franco Montoro. Páteo do Colégio, 184 – Centro – São Paulo, SP

Da Secretaria da Justiça
C.A.