Ação: Sabesp comemora nesta segunda-feira, o dia do rio Tietê divulgando balanço das obras

Desde 1997, a data de 22 de setembro é dedicada ao Rio Tietê

seg, 22/09/2003 - 17h15 | Do Portal do Governo

O último balanço das obras da Segunda Etapa do Projeto Tietê mostra que os trabalhos estão dentro do prazo previsto.

Até setembro, foram concluídos 12 quilômetros de interceptores dos 33 quilômetros. Dos 107 quilômetros de coletores-tronco, 32 quilômetros já estão feitos e dos 1,2 mil quilômetros de redes coletoras, 520 quilômetros estão prontos.

As obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto ocorrerão até o final de 2005. As tubulações que estão sendo construídas se diferenciam por tamanho, localização e são instaladas de forma estudada para que o esgoto corra, na maior parte do tempo, por gravidade.

Nas casas são feitas ligações, que se conectam com as redes coletoras instaladas nas ruas. As redes coletoras unem-se aos coletores-troncos, que são tubulações colocadas ao lado dos córregos. Dos coletores troncos, o esgoto corre em direção aos interceptores: tubulações maiores assentadas ao lado dos rios. O ponto final da rede será uma Estação de Tratamento de Esgotos.

Na maior parte das construções, o método implantado é o não destrutivo. Ou seja, a escavação para a instalação das tubulações é feita de forma subterrânea, o que provoca menos incômodo à população.

A outra forma adotada é a abertura de vala escorada. Neste caso, uma retroescavadeira faz a abertura de escavações para a colocação das ligações de esgoto.

Da Sabesp
C.A