Ação: Região de São Simão tem 40 veículos-tanque fiscalizados pelo Ipem

Instituto de Pesos e Medidas é vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

qui, 23/10/2003 - 18h50 | Do Portal do Governo

No quilômetro 281 da rodovia Anhanguera (SP-330), região de São Simão, na última terça-feira, dia 21, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem- SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 40 veículos transportadores de produtos perigosos (veículos-tanque). Oito deles foram atuados e dois tiveram seus Certificados para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendidos.

As principais irregularidades encontradas pelos técnicos do Ipem-SP foram nas suspensões, nos sistemas de iluminação, sinalização e elétrico, e nos pneus, pára-brisas e transmissões.

Na parte de equipamentos, simbologias estavam em descordo com as normas ou em mau estado de conservação; extintores de incêndio descarregados, vencidos, sem lacre ou com selos do Inmetro ilegíveis, e grampos de fixação soltos. Em um dos casos, o veículo apresentou vazamento de produto na válvula de fecho rápido.

Essa fiscalização é realizada periodicamente pelo Ipem-SP nas estradas do estado em parceria com as polícias rodoviárias e com o apoio das concessionárias.

A ação tem como objetivo reduzir os acidentes que envolvem veículos transportadores de produtos perigosos. O trabalho também busca orientar os motoristas sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais. O Ipem-SP atende denúncias, reclamações e sugestões pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Da Assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
C.A.