Ação: Programas Renda Cidadã e Fortalecendo a Família serão estendidos para a Capital

Os convênios foram assinados nesta quinta-feira, dia 27, entre Estado e Prefeitura

qui, 27/06/2002 - 17h44 | Do Portal do Governo

O secretário Nelson Guimarães Proença, da Secretaria Estadual e Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) assinou nesta quinta-feira, dia 17, convênios para a implantação na Capital, dos programas estaduais Renda Cidadã e Fortalecendo a Família. Participaram da cerimônia a secretária Aldaíza Sposati, da Secretaria Municipal da Assistência Social (Sas), e o secretário Márcio Pochmann, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade. Os programas atenderão 14 mil famílias, que deverão ser cadastradas e selecionadas pela Prefeitura.

O programa Renda Cidadã tem por objetivo conceder apoio e suporte financeiro temporário, complementado por ações socioeducativas, a famílias com renda familiar mensal de até um salário mínimo, excepcionalmente dois). Cada família recebe um subsídio financeiro de R$ 60,00 por mês. O benefício é pago diretamente à família beneficiária, creditado mensalmente no Banco Nossa Caixa e retirado por meio de cartão magnético emitido em nome da mãe.

O programa Fortalecendo a Família destina-se à mesma clientela do ‘Renda Cidadã’ e busca o fortalecimento de grupos familiares mediante ações de enfoque socioeducativo, executadas por prefeituras e entidades parceiras de Seads, de modo a contribuir para a sua emancipação e inclusão social.

Os secretários Nelson Proença e Aldaíza Sposati assinarm mais dois convênios de parceria entre Seads e Sas: um para a implantação do projeto municipal Estação Cidadania, que atenderá a crianças e adolescentes ‘em situação de rua’; outro para Revisão Social do Benefício de Prestação Continuada (Bcp).

O Bcp é um benefício assistencial, não contributivo, financiado pelo Fundo Nacional de Assistência Social, que garante um salário mínimo por mês a idosos de 67 anos de idade, ou mais, e a pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, pertencentes a famílias com renda famiiar ‘per capita’ inferior a ¼ do salário mínimo.