Ação: Programa garante estudo a crianças internadas no Hospital do Servidor

Objetivo é fazer com que os estudantes não percam o ano letivo

seg, 07/07/2003 - 20h07 | Do Portal do Governo

O Programa Educação no Leito, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), garante a continuidade dos estudos às crianças e jovens em idade escolar internados na pediatria. No ano passado, 540 pequenos pacientes participaram das aulas no HSPE.

As atividades são desenvolvidas desde 2000 por professores da rede estadual de ensino, que realizam o acompanhamento escolar de acordo com a série em que os jovens estudam.

‘Nós definimos as atividades e o currículo de acordo com a série em que o paciente está matriculado’, explica a professora Cristina Manzione. Mesmo que a criança permaneça internada por apenas um ou dois dias, participa das aulas e atividades extracurriculares, como artesanato e pintura.

A criança é cadastrada no programa no momento da internação. Cada aluno tem uma pasta onde são guardadas todas as atividades realizadas durante a permanência no hospital. Os estudantes que permanecem internados por períodos mais prolongados chegam a fazer, inclusive, as avaliações.

‘Os pacientes que têm alta, levam suas pastas. As mães são orientadas a encaminhar o material para a escola, o que garante que eles não percam o ano letivo. Quando o paciente não tem condição de sair do leito, vamos até o quarto e damos a aula’, informa a professora.

Ampliação

O Hospital pretende ampliar o projeto de acompanhamento escolar. De acordo com Célia Falotico, assistente da superintendência, a intenção é criar um novo espaço dentro da ala pediátrica até o final do ano. ‘Vamos montar salas de computadores, leitura e estudo e uma brinquedoteca e também um local para as crianças tomarem sol e para os bebês engatinharem’, informa’.

Sirlaine Aiala da Agência Imprensa Oficial
C.A