Ação: Peça teatral orienta como portador de deficiência deve ser tratado no sistema da CPTM

nd

qui, 18/07/2002 - 19h21 | Do Portal do Governo

Preocupada em dar o atendimento adequado aos portadores de deficiências que utilizam a ferrovia, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) levará cerca de três mil dos seus empregados para assistir a peça de teatro ‘Estação Cidadã’. A iniciativa objetiva sensibilizá-los no tratamento desses usuários, que chegam a mais de 211 mil por mês.

Nesta sexta-feira, dia 19, às 14h30, no auditório da Lapa, acontece a primeira apresentação do grupo formado por atores-funcionários da CPTM. O público alvo são os funcionários que trabalham na linha de frente junto aos usuários: agentes de segurança e operacionais, chefes-gerais e encarregados das estações. A peça faz parte do programa de treinamento desenvolvido pela Gerência de Recursos Humanos, juntamente com a Comissão de Acessibilidade da companhia.

Com mais de 30 anos de experiência teatral, a atriz e diretora Maria Chiesa, reuniu dez pessoas que não tinham experência em teatro e iniciou, em abril, os ensaios. A diretora também realiza trabalho semelhante com a Polícia Militar do Estado, na capital e no interior.

Nos encontros, o grupo trocou experiências vividas no atendimento a deficientes, colheu depoimentos e, por fim, escreveu a obra. Uma das fontes de inspiração da peça foram as situações enfrentadas pelos 350 portadores de deficiência física, que utilizam a Estação Especial da Lapa.

A direção e os arranjos musicais são da maestrina Rosângela Bérgamo, com canções de autoria dos próprios empregados e do presidente da CPTM, Oliver Hossepian.

O auditório da Lapa fica na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, no 1000, na Vila Anastácio, Lapa.