Ação Jovem abre 60 mil vagas para alunos do Ensino de Jovens e Adultos

Também serão criadas outras 6 mil vagas para alunos das escolas técnicas estaduais

dom, 03/07/2005 - 16h45 | Do Portal do Governo

O programa Ação Jovem está com 60 mil novas vagas abertas, destinadas aos alunos do ensino fundamental em programas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. Os estudantes de 15 a 24 anos passarão a receber uma bolsa-auxílio de R$ 60 como incentivo para continuar estudando. Além disso, também serão criadas outras 6 mil vagas, pelo mesmo programa, para alunos das escolas técnicas estaduais. A boa notícia foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin neste domingo, dia 3, durante a comemoração por mais de 100 milhões de participações da comunidade no programa Escola da Família, realizada na Escola Estadual Wolny Carvalho Ramos, na zona leste da capital.

O acréscimo de vagas representará um verdadeiro salto no número de atendidos pelo programa Ação Jovem, hoje em torno de 25 mil. O programa foi criado em junho de 2004 pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social com o objetivo de diminuir a evasão escolar de estudantes de baixa renda.

‘A Ação Jovem foi implantada no ano passado, na Grande São Paulo, atingindo inicialmente 10 mil alunos. Esse ano ela se expandiu para as regiões metropolitanas de Santos, Campinas e nas regiões de Sorocaba e São José dos Campos. Agora estamos ampliando para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)’, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.

A bolsa-auxílio é válida por um ano, renovável pelo mesmo período, desde que o beneficiado permaneça na escola. Os alunos selecionados pelo programa receberão um cartão magnético e a partir de agosto poderão realizar os saques nas agências da Nossa Caixa.

Para se inscrever, é preciso ter renda familiar de no máximo dois salários mínimos (equivalentes hoje a R$ 600). O aluno pode se cadastrar na própria escola onde estuda, ou pela internet, no site www.ajovemeduc.sp.gov.br, munidos do número do Registro do Aluno, RG próprio e do responsável, quando necessário. A bolsa não será válida para estudantes que se formam no ensino fundamental neste semestre.

Com esta ampliação e outras que estão programadas, o Ação Jovem, que é um dos projetos estratégicos do governo estadual, pretende atingir a marca de 100 mil jovens atendidos até o final do ano.

Juliano Nóbrega / Takao Miyagui