Ação: Ipem fiscaliza cargas perigosas e autua cinco caminhões

Principais problemas localizados foram nas suspensões, freios, pneus e nos sistemas de iluminação e sinalização

ter, 28/10/2003 - 19h38 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, nesta terça-feira, dia 28, mais uma fiscalização em veículos transportadores de produtos perigosos.

A ação foi no Km 184 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 225), na região de Jaú.

A equipe do Ipem-SP inspecionou 24 veículos-tanque. Cinco foram autuados, sendo que dois tiveram os seus Certificados de Inspeção para transporte de Produtos Perigosos (CIPP) aprendidos.

Os técnicos encontraram 64 irregularidades nesses veículos, média de 12,8 por caminhão. Os principais problemas localizados foram nas suspensões, freios, pneus e nos sistemas de iluminação e sinalização, o que pode comprometer a segurança da população, do meio ambiente e até do próprio condutor.

Essa fiscalização é realizada periodicamente pelo Ipem-SP em parceria com as polícias rodoviária e com apoio das concessionárias.

O trabalho tem como objetivo reduzir os acidentes que envolvem veículos transportadores de produtos perigosos e orientar seus condutores sobre os cuidados a serem adotados no transporte desses materiais. O Ipem-SP atende denúncias e reclamações pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

André Vanes da Secretaria da Justiça
C.A.