Ação: IAC faz parceria com Defesa Civil para evitar tragédias

O Instituto Agronômico fornece diariamente dados sobre chuvas

sex, 27/12/2002 - 11h42 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre o Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e a Defesa Civil de Campinas irá possibilitar a realização de trabalho preventivo junto a famílias que vivem em áreas de risco do Município e de outras cidades da Região.

Com informações fornecidas diariamente pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC, a Defesa Civil poderá evitar ocorrências graves, como o desabamento de casas sobre famílias.

A parceria vem colaborar com o Plano de Contingência da Defesa Civil do Estado e que está sendo trazido para Campinas e cidades da Região Metropolitana, segundo Wagner Martins, Coordenador de Operações da Defesa Civil de Campinas. O objetivo desse trabalho é evitar deslizamentos em áreas de risco, que somam cerca de 90 em Campinas.

O Centro do IAC irá fornecer dados diários sobre índices pluviométricos. Com essas informações a Defesa Civil sabe diariamente quanto chove em cada cidade. Com isso pode identificar o momento de agir para evitar que pessoas estejam presentes em situações de enchentes, deslizamentos e desabamentos.

Desde novembro o Instituto Agronômico coleta dados diários de chuvas, inclusive sábado, domingo e feriado. O IAC organizou um esquema de plantão para fazer o trabalho inclusive nos feriados de final de ano.

A equipe está coletando informações em 11 localidades: Valinhos, Atibaia, Campinas, Bragança Paulista, Jundiaí, Vargem, Piracaia, Monte Alegre do Sul, Sumaré, Limeira e Itatiba.

Monitoramento

Além desse trabalho junto à Defesa Civil, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC tem uma atuação fundamental para a agricultura paulista. O trabalho de monitoramento agrometeorológico realizado pelo Instituto Agronômico é baseado em uma rede de estações meteorológicas com 121 postos em todo o estado de São Paulo, onde são coletadas informações duas vezes por semana.

A partir desses dados, o IAC gera o boletim agrometeorológico. Com informações sobre chuva e temperatura, o agricultor avalia, por exemplo, se deve irrigar a plantação e a condição da colheita. São informações que viabilizam o gerenciamento da produção.

Além desse serviço, o IAC produz também o Alerta Agroclimatológico. Esse informe contém dados sobre umidade relativa do ar, além de chuva e temperatura. As informações são coletadas em 13 localidades do Estado, de segunda a sexta-feira. Essa informações são disponibilizadas no site do IAC (/www.iac.br).