Ação: Fundo Social firma parceria e lança curso de costura

Inicialmente, 24 entidades da Grande São Paulo serão beneficiadas

ter, 01/07/2003 - 18h21 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, assinou nesta terça-feira, dia 1.º, no Espaço Lucy Montoro, no Parque da Água Branca, parceria com o Senac-SP e Banco Santander para a implantação do Programa de Geração e Renda e capacitação de agentes multiplicadores do Curso de Patchwork, em costura – curso em máquinas reta industrial.

“Acho que está na hora de pessoas encontrarem uma perspectiva e planejarem juntos o desenvolvimento social’, disse Jorge Silveira Duarte, gerente corporativo da área de terceiro setor do Senac-SP, um dos parceiros.

O Senac-SP fará inicialmente a capacitação de 48 agentes multiplicadores de 24 entidades sociais de São Paulo e Grande São Paulo. O curso de costura em máquinas reta industrial terá duração de três meses e começará com quatro turmas, em dois horários, manhã e tarde.

O curso Patchwork em costura será ministrado em duas fases. A primeira básica e a segunda avançada. Após o conclusão, o participante com o mínimo de 75% de freqüência receberá do Senac-São Paulo a certificação.

A diretora executiva do Conjunto Assistencial Nossa Senhora da Conceição Aparecida, antigo Mãe do Salvador, no Alto de Pinheiros, Sandra do Amaral, disse que essa parceria é um antigo sonho da entidade. “Há seis anos, esperamos por essa oportunidade. Agora, com a formação de agentes multiplicadores poderemos dar uma profissão para mais de 500 mães atendidas anualmente em nossa entidade”, disse Sandra.

A presidente do Fussesp agradeceu o interesse dos parceiros e lembrou que cursos como os do Patchwork mudam a vida de milhares de famílias. “Capacitar é dar um norte, é dar uma oportunidade de vida melhor para as pessoas que sentem-se excluídas”, disse Maria Lúcia Alckmin.

Para ela, o momento é importante tanto para Estado, quanto para os parceiros que investem no social. “Estamos construindo um Estado melhor, porque vocês são multiplicadores do amor, da solidariedade e da paz”, disse a presidente do Fundo ao referir-se ao parceiros do contrato Senac-São Paulo, Banco Santander/Banespa, Companhia Fernando Maluy e a Patch Tec.

O Banco Santander/Banespa doou nove máquinas de costura, a Companhia Fernando Maluy fará a doação dos tecidos necessários, a Patch Tec doou réguas específicas para a execução dos trabalhos, que serão ensinados por técnicos do Senac/São Paulo.

Segundo a presidente do Fundo Social, as entidades interessadas em promover multiplicadores tanto do Curso de Patchwork em costura, como o das Padarias Artesanais, que não estejam cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, podem procurar o Fussesp para a inscrição (www.fussesp.sp.org.br) .

Lilian Santos