Ação: EMTU/SP entrevista mais de 10 mil usuários do Transporte Metropolitano

Objetivo é medir a satisfação dos usuários sobre o serviço prestado

ter, 20/07/2004 - 17h40 | Do Portal do Governo

Esta ação faz parte do Programa IQT – Índice de Qualidade do Transporte, uma moderna ferramenta de gestão do setor criada pela empresa, que além de analisar a opinião dos usuários sobre o serviço, inclui outros índices relacionados à conservação da frota, operação das linhas, situação econômico-financeira da empresa de ônibus e, futuramente, o índice de Responsabilidade Social.

Desempenho

Esta técnica de gestão possibilita à EMTU/SP monitorar o cumprimento das regras oficiais e os resultados da prestação do serviço, por meio desses indicadores. O acompanhamento do serviço não será apenas pontual, pois será possível analisar o seu desempenho ao longo do tempo.

Cada índice do Programa IQT tem um peso que foi definido pelo corpo gerencial e especialistas em transporte da EMTU/SP, além de representantes das operadoras.

Na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP – o piloto do Programa IQT ocorreu no ano passado, quando foram avaliadas 12 empresas. Hoje o Programa envolve as 53 operadoras de ônibus. Das 25 mil entrevistas programadas para este ano, 12 mil já foram realizadas, além da avaliação de 1,6 mil veículos, por meio da inspeção de frota feita regularmente pela empresa, e da avaliação da operação de 230 linhas.

O Transporte Metropolitano sobre Pneus na Grande São Paulo é composto por cerca de 4 mil ônibus distribuídos em cerca de 600 linhas que transportam por dia 1,4 milhão de passageiros.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
C.A.