Ação: Defesa Civil prepara ações para o Dia Internacional para Redução de Desastres

O tema da campanha mundial deste ano será a água

qui, 02/10/2003 - 20h02 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira, dia 8, se comemora o Dia Internacional para Redução dos Desastres, tendo a água como tema da campanha mundial deste ano.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo propõe uma reflexão sobre o assunto, com a participação do poder público e da comunidade, realizando ações para prevenção às ameaças causadas pela água, valorização dos recursos hídricos e principalmente, formas mais seguras de conviver com o risco.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), de 1980 a 2001, mais de 160 mil pessoas morreram, vítimas de inundações e os desastres hidrometeorológicos, que têm aumentado em todo o mundo.

A mobilização proposta para o dia 8 tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância dos recursos hídricos e riscos e desastres causados pela água.

Nos últimos 8 anos, as chuvas causaram enormes prejuízos no Estado de São Paulo, provocando mais de 260 mortes, 370 feridos e deixando mais de 50.000 pessoas gravemente afetadas em 547 municípios, que foram abrigadas pelo poder público. Inundações, soterramentos e tempestades têm causado grandes prejuízos econômicos e sociais.

Só em material de primeira necessidade, repassado pelo Governo do Estado aos municípios afetados de 1998 a 2003, foram investidos mais de R$ 770 mil, sem contar os mais de R$ 52 milhões investidos em obras de Defesa Civil, na maioria, para recuperar danos causados por desastres.

Confira algumas atividades já programadas para o dia 8:

– Atividade coordenada pela Defesa Civil de Barueri (Região de Osasco) Das 8 às 12 horas haverá palestras, debates e distribuição de material informativo sobre inundações, deslizamentos de encostas e raios nas escolas de Barueri.

– Atividade coordenada por voluntários Escoteiros na Escola Estadual Arnaldo Barreto, na Rua Antônio Pestana, 58 – Tremembé -São Paulo.

Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil do Estado
C.A.