Ação: Defesa Civil orienta sobre plano da Operação Verão 2002/2003

Os planos estão distribuídos pela Serra do Mar, Vale do Paraíba, Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Região de Campinas

qua, 04/12/2002 - 17h24 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) lançou, no último dia 29, a Operação Verão 2002/2003, com a implementação dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), nas regiões mais críticas do Estado, que se estende até 31 de março do próximo ano.

Os planos estão distribuídos pela Serra do Mar, Vale do Paraíba, Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Região de Campinas, regiões consideradas as mais críticas do Estado, contemplando um total de 89 municípios.

Considerando que a principal característica do verão é a ocorrência de chuvas, alguns pontos habitados, identificados nessas regiões, correm o risco de serem atingidos por inundações e/ou deslizamentos de terra.

Com o objetivo de evitar ou minimizar danos, a Cedec, através do Centro de Gerenciamento de Emergências, monitora a incidência de chuvas 24 horas, emitindo boletins meteorológicos e de alerta aos municípios e setores de emergência, pelas Coordenadorias Regionais.

Em contrapartida, os municípios informam ao CGE o índice pluviométrico, através de leitura realizada nos pluviômetros, estrategicamente instalados. Este fluxo de informação é decisivo para atingirmos o objetivo principal – salvar vidas.

Além disso, outro recurso importante é a vistoria de campo e o monitoramento das bacias hidrográficas, realizados pelos agentes do sistema de defesa civil e pelos grandes parceiros da Defesa Civil – o IPT, IG e DAEE, que dão o suporte técnico necessário ao PPDC.

Os raios também são um motivo de preocupação para a Cedec. No verão 2000/2001, das 35 vítimas fatais no Estado de São Paulo, 19 foram atingidas por raios. Um intenso trabalho de conscientização e condições climáticas mais favoráveis no último verão contribuíram para que esse número fosse reduzido para 4 vítimas fatais.

As orientações sobre prevenção contra acidentes com raios podem ser encontradas no site da www.defesacivil.cmil.sp.gov.br, Defesa Civil do Estado.

C.A