Ação: Defesa Civil lança Operação Verão 2003/2004 na região de São José dos Campos

Será nesta sexta-feira, dia 28

qui, 27/11/2003 - 19h21 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado realiza nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 10 horas, em São José dos Campos, o lançamento da Operação Verão 2003 / 2004 naquela região.

Durante a Operação Verão, sob a coordenação e supervisão da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, são implementados Planos Preventivos e de Contingência de Defesa Civil, nas regiões de maior risco de desastres, tendo por finalidade difundir metodologias de planejamento operacional e de contingência entre todos os órgãos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, objetivando otimizar as ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de respostas aos desastres e de reconstrução do cenário dos desastres.

O intenso intemperismo relacionado com o clima tropical, quente e úmido, contribui para a intensificação desses fenômenos adversos, que têm características sazonais, intensificando-se nos períodos de chuvas concentradas.

No Vale do Paraíba, a partir do ano 2000, foi criado o Plano de Contingências para inundações e escorregamentos de terra da região, após o desastre que assolou o Vale e a Serra da Mantiqueira em janeiro do ano 2000, causando 11 vítimas fatais e deixando mais de 6.500 pessoas desabrigadas. Abrange 16 municípios: 14 no Vale do Paraíba (Aparecida, Areias, Bananal, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Jacareí, Lavrinhas, Paraibuna, Piquete, Queluz, Santa Branca, São José dos Campos e São Luiz do Paraitinga) e 2 na Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí).

No Litoral Norte, apesar das fortes chuvas causadoras de deslizamentos, não foi registrado morte, nos últimos 7 anos, em razão de deslizamentos, o que representa total sucesso. A região é pioneira na criação de um sistema de monitoramento desde 1988, quando foi implantado o Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC específico para escorregamentos de terra na Serra do Mar. Seu êxito fez com que se tornasse modelo e referência de Planos para outras regiões, com problemas semelhantes. Participam do PPDC/ Litoral Norte 04 municípios: Ilha Bela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.

Para a implantação do Plano, a Defesa Civil do Estado, com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, Instituto Geológico – IG e Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, promoveu durante o ano de 2003 várias reuniões técnicas e treinamento específico, capacitando as equipes municipais para a sua operação. Todos os Planos contemplam sistemas de monitorização, alerta e alarme, nas áreas de risco intensificado de desastres com o objetivo de identificar situações de risco iminente e promover a remoção preventiva da população. O maior objetivo é evitar mortes.

Data: 28 de novembro de 2003
Horário: 10h
Local: R. Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – V. Santa Luzia – Plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos

Da Coordenadoria de Imprensa da Defesa Civil
C.A.