Ação: Defesa Civil lança Operação Verão 2003/2004 na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Será nesta segunda-feira, dia 1º

qui, 27/11/2003 - 21h28 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado realiza em no dia 1º de dezembro, em Santos, a Operação Verão 2003 / 2004. Durante a Operação Verão, sob a coordenação e supervisão da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, são implementados Planos Preventivos e de Contingência de Defesa Civil, nas regiões de maior risco de desastres, tendo por finalidade difundir metodologias de planejamento operacional e de contingência entre todos os órgãos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, objetivando otimizar as ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de respostas aos desastres e de reconstrução do cenário dos desastres.

Na Baixada Santista, apesar das fortes chuvas causadoras de deslizamentos, não foi registrado morte, nos últimos 7 anos, em razão de deslizamentos, o que representa total sucesso. A região é pioneira na criação de um sistema de monitoramento desde 1988, quando foi implantado o Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC específico para escorregamentos de terra na Serra do Mar. Seu êxito fez com que se tornasse modelo e referência de Planos para outras regiões, com problemas semelhantes. Participam do PPDC/ Baixada Santista 4 municípios: Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.

No Vale do Ribeira, região que historicamente enfrenta sérios problemas com enchentes, foi implantado o PPDC específico para as inundações, que opera durante o verão desde 1997, ano em que ocorreram as maiores enchentes dos últimos anos, afetando mais de 13 municípios e deixando mais de 15.400 moradores da região desabrigados. Desde então, foi criado um sistema de monitoramento hidrométrico, que passou a subsidiar tecnicamente o PPDC, conseguindo evitar mortes em decorrência das inundações nos últimos 6 anos e beneficiando 16 municípios vulneráveis às inundações: Barra do Turvo, Cajati, Eldorado, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Registro, Sete Barras (na região de Registro) e Apiaí, Barra do Chapeu, Bom Sucesso do Itararé, Iporanga, Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira (na região de Sorocaba).

Para a implantação do Plano, a Defesa Civil do Estado, com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, Instituto Geológico – IG e Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, promoveu durante o ano de 2003 várias reuniões técnicas e treinamento específico, capacitando as equipes municipais para a sua operação.

Todos os Planos contemplam sistemas de monitorização, alerta e alarme, nas áreas de risco intensificado de desastres com o objetivo de identificar situações de risco iminente e promover a remoção preventiva da população. O maior objetivo é evitar mortes.

Data: 1º de dezembro de 2003
Horário: 10h
Local: R. Conselheiro Ribas, 136 – Ponta da Praia – Santos – Auditório do SESC de Santos (entre os canais 5 e 6)

Departamento de Comunicação da Defesa Civil
C.A.