Ação: Defesa Agropecuária intensifica fiscalização em áreas com aves infectadas

Objetivo é evitar o transporte de aves infectadas laringotraqueíte infecciosa, na região de Bastos

qua, 15/10/2003 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mobilizou nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, 14 equipes de fiscalização volante, para coibir o transporte de aves infectadas pela laringotraqueíte infecciosa da região de Bastos para outros estados ou regiões produtoras de aves.

A laringotraqueíte infecciosa é uma doença respiratória contagiosa, causada por um vírus que ocorre principalmente em aves de postura e com menos freqüência em frangos de corte, provoca queda de produção e mortalidade de aves adultas. Não havia registro anterior da doença no País.

As 180 propriedades na área denominada ‘bolsão’ são formadas pelos municípios de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Tupã, João Ramalho e Rancharia. Essa áreas foram foram
interditadas e não podem movimentar as aves fora do bolsão. Todas as atividades estão sendo monitoradas pelo serviço oficial de defesa.

A equipes de fiscalização são formadas por 40 profissionais, entre médicos veterinários e auxiliares técnicos que estão em pontos estratégicos nas rodovias da região.

Teresa Paranhos da assessoria de imprensa da CDA
C.A.