Ação: CPTM faz coleta seletiva de lixo recolhido da ferrovia

nd

sex, 03/05/2002 - 15h50 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está selecionando e classificando, com o objetivo de reciclar, todos os materiais inservíveis como pneus, plásticos, vidros e metais, normalmente coletados pelas equipes que fazem a limpeza ao longo das suas seis linhas.

A destinação será algumas instituições beneficentes, a exemplo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mauá.

O idealizador do projeto é o engenheiro Waldir Redondo, coordenador do serviço de limpeza nas linhas da CPTM, das quais são retiradas cerca de 450 toneladas de lixo por mês. Em 2001 foram mais de 530 mil toneladas recolhidas.

De todo o lixo recolhido nas linhas da CPTM, o que gera maior volume é o plástico. O grande volume de pneus encontrados também assusta, até porque serve como um dos criadouros preferidos do mosquito da dengue. Somente em um único ponto foram recolhidos da ferrovia 95 pneus.

Após ser recolhido, o lixo reciclável será separado por categoria, ensacado e armazenado em depósitos existentes ao longo dos trilhos da CPTM e, depois, transformado em fonte de benefício por entidades que dele possam usufruir.

Com a iniciativa, a CPTM espera não só promover uma ação de caráter social, com as doações, mas também preservar as áreas da ferrovia, além do meio ambiente. De acordo com fontes ambientalistas, o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia e recicla menos de 5% do lixo urbano. De tudo que é jogado no lixo, pelo menos 35% poderiam ser reciclados ou reutilizados, e outros 35% serem transformados em adubo orgânico.