Ação: CDHU vai contratar alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares

Acordo assinado ontem viabilizará estágio para alunos da instituição

qua, 20/10/2004 - 17h23 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Raul do Valle, e o Superintendente do Instituto Afro-Brasileiro de Ensino superior, órgão mantenedor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, assinaram ontem convênio para a concessão de vagas para estágio de aprimoramento profissional para alunos da instituição de ensino. A faculdade, que tem como missão a inclusão dos afrodescendente no ensino superior, é mantida pelo Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior Zumbi dos Palmares.

Por meio desse convênio, a CDHU concederá vagas na área administrativa, visando o aprimoramento profissional, cultural e social do estudante. Os estágios serão remunerados por uma bolsa de complementação educacional mensal, cujo valor será baseado nas horas de estágio.

A Faculdade Zumbi do Palmares é ligada a Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (AFROBRAS), um Órgão Não Governamental, que tem por objetivo trabalhar para o progresso, desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade de afrodescendentes brasileiros. A Afrobras conta com uma agência de emprego, a Afro Work, que montou uma Cooperativa de Trabalho e já firmou diversos convênios para trainees e estágios com as iniciativas pública e privada.

Dentre os convênios Internacionais, destaca-se a Fundação Coca-Cola (Atlanta, EUA). Outra parceria de peso, com a finalidade de promover o intercâmbio de capacitação e qualificação de professores e alunos é com o Consórcio de Mississipi para o Desenvolvimento Internacional, que reúne quatro universidades negras norte-americanas e, no Brasil, além da Zumbi dos Palmares, engloba a Unesp ? Universidade Estadual Paulista e a Uneb ? Universidade Estadual da Bahia.

No Brasil, um convênio inédito com a Associação Cultural Alumni pretende proporcionar um upgrade na formação dos alunos. Reconhecido como um dos mais conceituados e renomados cursos de inglês do mundo, os alunos contarão com aula de inglês desde o primeiro ano na própria faculdade, adequada ao projeto pedagógico, com a metodologia e a qualidade Alumni.

A Zumbi dos Palmares foi criada com a missão de contribuir para a inclusão no ensino superior de pessoas menos favorecidas economicamente através de parcerias, assim como, viabilizar a integração de negros e não-negros em ambiente favorável à discussão da diversidade racial. Hoje, 80% dos alunos são negros. É a primeira instituição de ensino superior no Brasil e uma das poucas no mundo com esse perfil. A faculdade oferece cursos de Administração Geral, Financeira, Comércio Eletrônico e Comércio
Exterior.

O primeiro contato entre a CDHU e o Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior (Afrobras) aconteceu em abril desse ano. Na ocasião, a CDHU assinou protocolos de intenções com 17 comunidades quilombolas no Estado para a construção de moradias populares pelo programa Pró-Lar Moradias em Quilombos, dirigido a comunidades reconhecidas e indicadas pelo Instituto de Terras de São Paulo (Itesp). Como as terras são de uso coletivo, as famílias não se tornam mutuárias da CDHU, e por isso, os recursos aplicados no programa são a fundo perdido.

Atualmente, a CDHU conta com estagiários em diversas áreas como Arquitetura, Engenharia Civil, Administração, Publicidade e Propaganda, entre outras. A companhia também mantém um convênio com a Fundação Estadual de Bem Estar do Menor (FEBEM) para empregar menores oriundos da
instituição.

Da assessoria de imprensa da CDHU
C.A.