Ação: Agricultura e Defesa Civil se unem para recuperar estradas no Vale do Ribeira

Até agora seis municípios do Vale do Ribeira decretaram estado de emergência por causa das chuvas

seg, 10/02/2003 - 18h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadial de Agricultura e Abastecimento e a Defesa Civil iniciam esta semana um trabalho conjunto para garantir o escoamento da produção agrícola no Vale do Ribeira, região fortemente afetada pelas chuvas e enchentes registradas nas últimas semanas.

Uma equipe de técnicos da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), órgão ligado à Secretaria, começa a percorrer esta semana 23 municípios da região, onde será feito um mapeamento preciso das áreas afetadas pelas chuvas.

‘Nosso papel nessa ação emergencial coordenada pela Defesa Civil é recuperar as estradas rurais e pontes danificadas pelas chuvas, garantindo o fluxo da safra agrícola e o acesso aos municípios da região’, afirmou o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, que na última sexta-feira, dia 7, se reuniu com as equipes da Defesa Civil e da Codasp.

Segundo técnicos da Codasp, até agora seis municípios do Vale do Ribeira decretaram estado de emergência por causa das chuvas (Cajati, Eldorado, Iporanga, Registro, Barra do Turvo e Sete Barras), mas o atendimento vai englobar toda a região, que tem a banana como principal produto agrícola, respondendo por mais de 70% do valor da produção agropecuária do Vale.

Não é a primeira vez que a secretaria participa de ações emergenciais no Vale do Ribeira. Nos anos de 1997 e 1998, a equipe da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo percorreu todos os municípios da região atingidos pela chuvas e enchentes. Os técnicos da Codasp recuperaram 1,665 mil quilômetros de estradas, registrando nesse dois anos um total de 67,1 mil horas trabalhadas.

C.A