Academia da Polícia Militar do Barro Branco forma mais 182 aspirantes a oficial

Esta é a segunda turma de formandos que, para entrar na Academia do Barro Branco, precisou prestar vestibular na Fuvest

sáb, 15/12/2001 - 15h32 | Do Portal do Governo


A Academia de Polícia Militar do Barro Branco formou mais 182 aspirantes a oficial. Neste sábado, dia 15, os 182 cadetes que entraram na Academia em 1997 receberam as espadas, símbolo do oficialato. Como se transformaram em aspirantes a oficial, vão poder iniciar o trabalho de policiamento ostensivo nas ruas.

Esta é a segunda turma de formandos que, para entrar na Academia do Barro Branco, precisou prestar vestibular na Fuvest, prática adotada desde 1996. O vestibular para o Barro Branco é atualmente um dos mais disputados. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, que presidiu a cerimônia de formatura dos novos aspirantes, os candidatos deste ano precisaram fazer mais de 70 pontos para aprovação no vestibular. O curso também é muito disputado entre as mulheres. Para Alckmin, o crivo da Fuvest e o bom trabalho da Academia do Barro Branco garantem profissionais muito bem preparados.

Criada em 1910, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco passou a ter esse nome em 1978. Tradicional estabelecimento de ensino superior da PM, forma pessoas no posto de aspirante a oficial. O curso tem duração de quatro anos.

Após a formatura, os aspirantes ficam um ano em treinamento nas ruas. Com todas as atribuições de comando e realizando atividades de atendimento de ocorrências eles são avaliados permanentemente. Terminado esse período, alcançam a patente de segundo tenente da Policia Militar. De 1996 até 2000, a Academia do Barro Branco formou 1.264 aspirantes a oficial. Atualmente, conta hoje com 774 alunos.

Cíntia Cury

Leia também

  • Cerca de 490 policiais foram demitidos a bem do serviço público este ano.