Abertura da IX Edição dos Jogos Regionais dos Idosos anima São Vicente

Olimpíadas dos Idosos leva atletas de 52 municípios paulistas a São Vicente.

sex, 08/04/2005 - 18h52 | Do Portal do Governo


Mais de 2.500 atletas da 3ª idade participaram hoje da abertura da IX Edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI) de 2005, em São Vicente. O evento foi aberto oficialmente pela primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin nesta sexta-feira, 08 de abril, às 14 horas, no Centro de Convenções de São Vicente.

Participaram também o prefeito da cidade, Tércio Garcia; a primeira-dama e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade de São Vicente, Márcia Papa Garcia e a esposa do secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Renata Grael.

Após o desfile das 52 delegações (que representam municípios das regiões de Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Santos) e da interpretação dos Hinos Nacional e da cidade de São Vicente, houve um minuto de silêncio em homenagem ao Papa. Logo após, a pira olímpica foi acesa pelo atleta de 78 anos, Valdevino Camilo, que participou de todos os JORIs até hoje: “O JORI é a melhor coisa que existe para a melhor idade”, afirma Valdevino, que já foi campeão de buraco, joga vôlei e este ano compete jogando truco.

O juramento foi feito pela atleta de São Vicente Iracema Venturine, que tem 62 anos e faz parte dos Projetos da 3ª Idade da Prefeitura de São Vicente há 4 anos.

As Olimpíadas dos Idosos, promovidas pelo Fussesp em parceria com as prefeituras dos municípios, têm como objetivo reintegrar socialmente as pessoas da terceira idade, ou “melhor idade”, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre essa iniciativa.

A primeira-dama do Estado, torcedora entusiasta desses atletas, lembrou que os Jogos Regionais dos Idosos foram criados pela ex-primeira-dama Lila Covas, em 1997. Dona Lu Alckmin reafirmou também o foco maior do JORI, buscar um novo entendimento e comportamento em relação à 3ª idade. “É um resgate da dignidade dessas pessoas. Os idosos já deram sua contribuição para a sociedade e não podem ficar abandonados, por isso buscamos a reintegração social deles. O Brasil inteiro deveria seguir esse exemplo”, ressaltou.

O JORI também é um projeto de saúde e qualidade de vida para a melhor idade. A possibilidade de sair de casa, praticar novas atividades, conhecer pessoas, fazer amigos, arrumar namorados, faz com que as pessoas dessa faixa etária tenham menos doenças causadas, principalmente, por carência e solidão.

“O JORI é a minha vida! Treino toda segunda, quarta e sexta. Aqui fiz minha nova família”, afirma a atleta Irene Costa Moreira, 78 anos, que carregou a bandeira na cerimônia de abertura. Dona Irene joga vôlei há 8 anos e já foi tri-campeã em Santos, hoje mora e compete por São Vicente.

As competições, que se realizarão nos dias 8, 9 e 10, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 10.

Todos os participantes recebem medalhas, independente da classificação, mas apenas os três primeiro colocados em cada modalidade ganham troféu e garantem suas vagas nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados no município de Praia Grande.

Hoje começa a primeira etapa das competições que acontecem em todo o Estado de São Paulo. No ano passado participaram cerca de 11 mil atletas de mais de 400 municípios. Os próximos campeonatos serão realizados nos dias: 29/4, em Piracicaba (regiões de São João da Boa Vista e Piracicaba); dia 13/5 em Batatais (regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca); dia 10/6 em Dracena (regiões de Adamantina e Araçatuba); dia 19/8 em São Manoel (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília); dia 16/9 na Capital (regiões norte, sul, leste e oeste); Santa Fé do Sul (regiões de Jales e São José do Rio Preto) e a etapa final na Praia Grande. Em todos os municípios, as competições são realizadas em três dias, a contar do dia de abertura, que é realizada sempre numa sexta-feira.

Adriana Fares