Aberta I Semana da Solidariedade organizada pelo Governo do Estado

Entre os dias 21 e 28 serão realizados diversos eventos

dom, 21/10/2001 - 15h22 | Do Portal do Governo


A I Semana da Solidariedade foi aberta neste domingo, dia 21, com uma caminhada entre a Praça Panamericana e o Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da Capital, reunindo cerca de 500 pessoas, entre elas o governador Geraldo Alckmin e Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), responsável pela iniciativa.

Até o próximo domingo, dia 28, inúmeras atividades serão realizadas em todo o Estado nas áreas culturais, esportivas e estudantis, sempre com o objetivo de promover a solidariedade.

Segundo Maria Lúcia Alckmin, a idéia é que essa semana se repita todos os anos, mas destacou que a intenção é que atos de solidariedade não se resumam apenas a uma semana e sim motive as pessoas a praticá-los o ano inteiro.

Entre as atividades que serão desenvolvidas durante esta semana, ela destacou o programa Poupatempo Escreve Cartas, que será inaugurado nesta segunda-feira, dia 22, no Poupatempo Itaquera, onde voluntários vão escrever cartas para as pessoas analfabetas, um serviço semelhante ao mostrado no filme ‘Central do Brasil’.

Para o governador, solidariedade significa participação da comunidade nas escolas, nos bairros, nas igrejas e em toda a cidade. “Solidariedade é amor ao próximo, é o nosso esforço pelo trabalho coletivo”, observou. Citando um exemplo de participação comunitária, Alckmin lembrou que os novos hospitais públicos são administrados por entidades sociais.

No Parque Villa Lobos foram realizadas diversas atividades, entre elas uma animada apresentação da Camerata de violões do Projeto Guri, da Secretaria da Cultura, que empolgou os presentes. Sob a regência do maestro Cláudio Weismann, 35 jovens executaram várias canções da música popular brasileira como ‘Aquarela’, de Toquinho, além de músicas do folclore brasileiro e até parte da ópera Carmen, de Bizet.

Encerrando a apresentação os jovens executaram um pout-pourri reunindo músicas de várias partes do mundo, muito aplaudidos pela platéia. O Projeto Guri desenvolve atividades musicais com cerca de 8 mil jovens de 8 a 18 anos em todo o Estado.

Foi realizado também um Culto Ecumênico reunindo o bispo de Santo Amaro, D. Fernando Figueiredo, o presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista, Henry Sobel, e o representante do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, Waldir Abadlla.

Em seguida houve a apresentação do Grupo de Balé Cisne Negro e uma gincana promovida pela Febem. Para o encerramento estava prevista a apresentação da dupla Cleiton e Camargo. As várias autoridades presentes também plantaram árvores para inaugurar o Jardim da Solidariedade, no Parque Villa Lobos.

A programação da I Semana da Solidariedade inclui ainda Oficinas culturais para pessoas portadoras de deficiência, concurso de redação nas escolas públicas, abertura gratuita dos museus de São Paulo, exposição fotográfica, diversos shows e uma missa estão no cronograma. Também será realizado, no Palácio dos Bandeirantes, um desfile de moda mirim feito por crianças carentes e que terá o apoio de grifes consagradas. A venda dos convites será destinada para o Fundo Social.

Confira a programação completa da I Semana de Solidariedade

Simão Molinari