Abastecimento: Software permite monitorar até vinte estações de vazão de gás

Pesquisa foi realizada por técnicos da Poli

qui, 25/09/2003 - 14h51 | Do Portal do Governo

Um software desenvolvido na Escola Politécnica (Poli)da USP é capaz de monitorar até 20 estações de controle de vazão de gás natural ao mesmo tempo, levando a uma medição mais precisa do produto. O programa pode ser instalado em microcomputadores com sistema Windows e permite maior controle do gás que é transportado e vendido. Tudo isso pode trazer economia para o setor.

O programa, que faz a medição da vazão e das variáveis de pressão e temperatura do gás, foi desenvolvido durante o mestrado de Osmel Reyes Vaillant, sob orientação do professor Claudio Garcia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Poli. ‘Nossa idéia era desenvolver um software que pudesse ser instalado em um micro com a simples colocação de uma placa de aquisição de dados’, conta Garcia. Atualmente, são usados aparelhos para fazer a medição, chamados computadores de vazão. Cada um deles custa milhares de dólares e corresponde a uma única estação de medição.

Garcia explica que o efeito da pressão e da temperatura é muito grande no caso do gás. Em temperaturas altas, por exemplo, a densidade diminui. Em um dia quente, em que a massa é menor por unidade de volume, ocorre perda de dinheiro pois a quantidade de massa do gás por metro cúbico é menor. Com o medidor da Poli isso compensado e não há prejuízo.

Assim como existe o medidor de água, o gás também precisa ser medido. Como os montantes são muito altos (milhares de metros cúbicos), existem geralmente dois medidores de volume, o do vendedor e o do comprador, e o valor cobrado é calculado pela média dos dois. O programa desenvolvido na Poli faz uma medição compensando as diferenças de temperatura e pressão que ocorrem no ponto de medição. ‘O programa executa os cálculos para que a medição seja confiável na hora de fazer a cobrança’, explica o professor.

Aplicabilidade

O software já está pronto, mas o professor diz que ele ainda não é aplicável para o uso comercial pois sua base de dados ainda é vulnerável a alterações, o que pode ser usado para fins inescrupulosos. ‘Dificilmente alguém vai querer instalar no computador o programa para aplicações em transferência de custódia (compra e venda de gás), enquanto ele não for seguro contra modificações. Por isso estamos procurando parceiros que queiram ajudar a desenvolver um sistema inviolável, no qual o software possa ser instalado de forma segura’, completa.

O programa, em sua versão atual, está sendo aplicado com sucesso em Cuba, país de origem de Osmel Reyes Vaillant. ‘Como lá tudo é estatal, não há o risco de alguém querer levar vantagem sobre o outro, com isso o programa pode ser aplicado sem o medo de alguém mexer nele’, conta o professor. Por aqui, enquanto a questão da segurança não for resolvida, o uso pode ser interno, somente para que as empresas realizem controle ou monitoração da vazão compensada do gás, sem responsabilidade em seu valor de compra ou venda. Mais informações: (0XX11) 3091-5648

Da Agência USP de Notíciais/Pedro Biava/L.S.