Abastecimento: Sabesp realiza diversas ações no município de Bananal

Entre 1995 e 2003, foram realizados três grandes empreendimentos para a distribuição de água

qui, 16/10/2003 - 20h00 | Do Portal do Governo

Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, atende com água tratada, coleta e tratamento de esgotos 25 milhões de pessoas em 366 municípios de todo o território paulista.

O município de Bananal, atendido pela Unidade de Negócios do Vale do Paraíba, apresenta índices de 100% da população atendida com água tratada, 98% com cobertura de redes coletoras de esgotos e 100% de tratamento dos esgotos coletados.

Este avanço é resultado do trabalho desenvolvido pela empresa desde fevereiro de 1977, quando assumiu os serviços na cidade. Em 1994 havia 1.938 ligações de água e 1.031 de esgotos. Hoje, a rede de distribuição de água atende a 2.493 ligações domiciliares, enquanto que as redes de esgotos estão interligadas a 2.155 imóveis do município.

Entre 1995 e 2003, foram realizados três grandes empreendimentos para a distribuição de água, nos quais foram investidos mais de R$ 234 mil, destacam-se a ampliação do sistema de abastecimento, com obras de implantação de equipamento de bombeamento de água e 112 ligações de água na localidade de Fecha Porta e Boa Esperança, além da instalação do reservatório na estação de tratamento de água, que atende a toda a cidade.

Na área de coleta, afastamento e tratamento de esgotos, no mesmo período, foram aplicados recursos da ordem de R$ 1,6 milhões para as 8 principais conquistas: interceptores na margem esquerda do rio Bananal, estações elevatórias, linhas de recalque, redes coletoras e ligações domiciliares; interceptor Lavapés, estação elevatória de esgotos, linha de recalque; interceptores, rede auxiliar e ligações domiciliares rio Bananal; estação elevatória de esgotos e linha de recalque no Bom Retiro; interceptores nos córregos Albano e São Laurindo, redes auxiliares e ligações domiciliares; remanejamento e redes coletoras na localidade Cerâmica; travessia pelo sistema de drenagem de águas pluviais e melhorias e adequação da estação de tratamento de esgotos que atende a sede.

Assessoria de imprensa da Sabesp
C.A.