Abastecimento: Sabesp implanta rodízio de água no Guarujá a partir de domingo, dia 7

Abastecimento depende da vazão do Sistema Jurubatuba

sex, 05/09/2003 - 17h37 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, informa que, em razão da estiagem que voltou a afetar o sistema de abastecimento de água de Guarujá, irá implantar a partir do próximo domingo, dia 7, o rodízio de água no município.

Com a implantação do rodízio, cada um dos três setores em que foi dividido o município de Guarujá será abastecido durante 12 horas, nos horários das 8 às 20 horas ou das 20 às 8 horas, dependendo do dia. O abastecimento volta a ser feito 24 horas após.

Durante o período de desabastecimento, a Sabesp manterá caminhões-pipa para atender bombeiros, hospitais, pronto-socorros, escolas, creches, asilos, delegacias, policlínicas. A solicitação do serviço deve ser feita pelo telefone 195, conforme a necessidade.

O sistema de rodízio passará por avaliações diárias a fim que possa ser suspenso a partir do momento em que o Sistema Jurubatuba, principal manancial do Guarujá, retome a vazão necessária para o abastecimento normal da população.

A Sabesp reafirma a necessidade do uso racional da água e o combate ao desperdício do produto, principalmente na situação em que se encontra todo o Estado. Essa é uma das piores estiagens dos últimos anos, junto com as altas temperaturas atípicas para esta época do ano.

Para informar a população do rodízio e incentivar a economia de água, a Sabesp irá intensificar as campanhas de uso racional, realizar um programa de telemarketing ativo a toda a população do Guarujá e também conta com a Imprensa para informar e formar uma maior consciência de todos em relação a escassez e a necessidade de colaboração.

Investimentos

A fim de assegurar uma menor dependência das chuvas e para que medidas como o rodízio não mais sejam necessárias, a Sabesp tem previstos investimentos da ordem de R$ 12 milhões na interligação do Sistema de Abastecimento do Guarujá com o Sistema Integrado da Baixada Santista, por meio da rede de distribuição de Santos na Ponta da Praia.

Este empreendimento já está em andamento e significa a primeira etapa da instalação de uma adutora sub-aquática. Ela fará a interligação dos dois sistemas. Já foram iniciadas também as negociações com a Codesp e com a Capitania dos Portos para a liberação da área onde será instalada a adutora. A previsão de término é junho de 2004.

Para assegurar uma distribuição eficiente mesmo em períodos de alta temporada, a Sabesp também irá construir dois novos reservatórios na Cidade, que se somarão aos já existentes, aumentando a capacidade de armazenagem dos atuais 21 milhões 500 mil litros para mais de 30 milhões de litros. Neste programa estão sendo investidos R$ 6 milhões.

Desta forma, a Sabesp reafirma seu compromisso com a população do Guarujá e de todos os municípios atendidos no Estado, contando com a colaboração de todos e se colocando à inteira disposição para informações através de seus canais de atendimento ao cliente.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.