Abastecimento: População de Itapecerica da Serra já conta com varejão

Funcionamento será às sextas-feiras, a partir das 14 horas

sex, 07/11/2003 - 14h32 | Do Portal do Governo

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento


Foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 7, em Itapecerica da Serra, o segundo dos seis varejões a serem implantados até o final deste ano. O empreendimento foi garantido pela assinatura de Protocolo de Intenções que tornou parceiros a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Cooperativa dos Permissionários dos Varejões do Estado – Coopervar. A inauguração foi realizada nas dependências do Ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco, e contou com a presença do chefe de gabinete, Antonio Vagner Pereira, representando o secretário Duarte Nogueira.

Localizado em uma área de 5 mil metros quadrados, o novo varejão funcionará todas as sextas-feiras a partir das 14 horas. Os consumidores da região terão à disposição 42 barracas de produtos hortigrangeiros, além de 8 bancas de produtos complementares (mel, derivados de milho, de coco e produtos japoneses).

Segundo o secretário Duarte Nogueira, a implantação destes novos pontos de atendimento comercial irá reduzir a distância entre produtores e consumidores. “Os varejões, além de garantirem o escoamento da produção ao pequeno produtor, reduzirá muito o preço final ao consumidor”, afirma.

A escolha do local deste novo varejão se deu mediante a avaliação realizada por técnicos da Secretaria e da Coopervar. Segundo Décio Terra, diretor técnico do Departamento de Abastecimento da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgão da Secretaria, para a implantação do varejão são necessárias condições adequadas ao trabalho e ao atendimento. “É fundamental que o local seja pavimentado, que tenha pontos de luz, banheiros e que, sobre tudo, ofereça condições higiênicas para o manuseio dos produtos”, reforça.

Existem, atualmente, 44 varejões em todo o Estado, sob a administração da Coopervar. Com a criação das seis novas unidades a estimativa é de que sejam atendidos aproximadamente 700 mil consumidores.

O protocolo de Intenções, assinado pelo secretário Duarte Nogueira e pelo presidente da Coopervar, Horácio Miyashiro, em agosto deste ano, garante além da criação das novas unidades, a reformulação de Varejões já existentes. “Esta parceria estabelece mecanismos de intercâmbio e apoio técnico entre profissionais, empresários e especialistas para introduzir técnicas e ações que possibilitem o aumento da qualidade e da competitividade”, assegura o secretário Duarte Nogueira.

(LRK)