Abastecimento: Pesquisa busca racionalizar uso da água na irrigação

Convênio entre secretaria de Agricultura e Netafim será assinado sábado, dia 3, em Ribeirão

qui, 01/04/2004 - 16h07 | Do Portal do Governo

Será assinado neste sábado, dia 3, um convênio para o início de uma pesquisa a ser desenvolvida em parceria entre a secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a empresa Netafim. O objetivo é buscar a racionalização do uso da água na agricultura irrigada, a partir da região abrangida pelas bacias hidrográficas do Rio Mogi Guaçu e Rio Pardo.

Assinam o convênio o secretário da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, e o diretor-geral da Netafim, Fredy Moreinos. A Netafim é uma empresa israelense que iniciou a tecnologia de irrigação por gotejamento na década de 60.

No convênio, participam a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola), o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), órgão da secretaria que será o executor do projeto.

O valor do investimento será de cerca de R$ 1 milhão, distribuídos entre as entidades parceiras.
Para o secretário Duarte Nogueira, o benefício desse projeto de pesquisa vai além do campo, pois o melhor uso da água na agricultura e o menor gasto na irrigação contribuem para haver maior disponibilidade e qualidade de água para o consumo urbano.

O projeto de pesquisa ‘Otimização do Uso da Água em Sistemas Agrícolas, com base na racionalização da irrigação, no Reuso de Água e Redução do Impacto Ambiental’ consiste no estabelecimento de um sistema de gerenciamento hidrometeorológico integrado (sistema de monitoramento das condições de água, quantidade de chuva, umidade do ar, que são utilizados, nesse caso, para definir em que intensidade e em que momento é necessária a irrigação) com base na determinação do consumo hídrico (chamado de Kc) das culturas irrigadas da região.

Dentre as principais culturas irrigadas na região destacam-se citros, cana-de-açúcar, café, tomate, batata e cereais. A Bacia do Rio Pardo alcança 26 municípios e a do Mogi Guaçu, 38.

Além disso, a utilização múltipla e irracional da água vem resultando no comprometimento de significativa parcela da água, em razão da poluição. O projeto irá criar ferramentas para racionalizar o uso da água e reduzir a poluição das bacias contando com as tecnologia, que com pequenos ajustes, poderão ser aplicadas em outras regiões do Estado e do Brasil.

Data: sábado dia 3 de abril
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Aeaarp – Associação de Engenharia , Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – Rua João Penteado, 2237 – Jardim América – Ribeirão Preto

Assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
C.A.