Abastecimento: Missão do Banco Mundial visita microbacia em Jales

Objetivo é visitar e avaliar as microbacias em andamento em diversas regiões para avaliar os resultados obtidos

ter, 01/04/2003 - 20h27 | Do Portal do Governo

Uma missão do Banco Mundial (BIRD), composta de quatro pessoas, estará em São Paulo até esta sexta-feira, dia 4. O objetivo é visitar e avaliar as microbacias em andamento em diversas regiões para ver os avanços e os resultados já obtidos após a implantação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas.

Em Jales, os visitantes acompanhados por técnicos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), responsáveis pelo Programa, irão, no período da manhã, a diversas microbacias da região para ver os trabalhos realizados nos locais: abastecedouro comunitário, mata ciliar, terraceamento, viabilidade da pecuária leiteira, monitoramento e tratamento de efluentes. À tarde acontecerá uma reunião na CATI – Regional de Jales, onde serão tratados os temas: desenvolvimento tecnológico institucional, educação ambiental e estradas rurais.

Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Esse Programa representa uma nova forma de atuação da extensão rural, onde o produtor e sua família são parte integrante e de fundamental importância para o sucesso das ações. Iniciou em janeiro de 2000, após a assinatura de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado de São Paulo e o BIRD. Tem um orçamento de 124 milhões de dólares, para trabalhar 1.500 microbacias em seis anos, beneficiando 90 mil produtores rurais. O objetivo é o desenvolvimento rural sustentável. É prioridade do Governo do Estado de São Paulo e executado pela CATI. Hoje, o Programa envolve 452 municípios, onde já estão selecionadas 480 microbacias, com 281 planos de ação aprovados.

Em 2002 o Programa beneficiou mais de 20 mil produtores rurais, tem cerca de 800 mil hectares de área trabalhada, aproximadamente 600 produtores rurais beneficiados com incentivos diretos, R$ 300 mil pagos na forma de subvenção, 400 agentes ambientais identificados e capacitados, 43 associações de produtores formadas sendo que 21 já receberam equipamentos de plantio direto entre outros benefícios.

A meta para 2003 é a implantação de mais 250 microbacias abrangendo e beneficiando mais 18 mil produtores rurais.

Mais informações na CATI – Regional de Jales – fone (17) 3632-1909