Abastecimento: Interligação dos sistemas assegura regularidade no abastecimento de água na Baixada

Método não destrutivo causa menos transtornos à sociedade

ter, 19/10/2004 - 16h01 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Energia, Recursos
Hídricos e Saneamento, inícia até o fim deste mês, as obras de
interligação do Sistema Jurubatuba, responsável pelo abastecimento de água do Guarujá, ao Sistema de Abastecimento Integrado da Baixada Santista.

O empreendimento soluciona a questão de oscilações no fornecimento de água para o Guarujá em períodos de estiagem ou grande consumo e oferece regularidade e estabilidade ao sistema de abastecimento de todo o Litoral Sul de São Paulo.

Além disso, a primeira vez que a Sabesp utiliza o método não-destrutivo na implantação de uma adutora de grande porte (500 milímetros de diâmetro, com extensão, 780 metros, assentada a 15 metros abaixo do solo do Canal do Estuário de Santos).

O método não-destrutivo é o processo de travessia de dutos ou cabos,
sob ruas, avenidas, calçadas, rodovias, ferrovias, rios, lagos, sem a necessidade de se abrir valas, com a utilização de um equipamento de perfuração direcional. Com esse método, as obras de interligação não prejudicarão a navegação do Canal do Estuário, passagem por onde entram os navios para o Porto de Santos.

A obra de interligação compreenderá ainda a implantação de adutoras
terrestres no bairro Ponta da Praia – nas imediações do Canal 7 (lado Santos) e no bairro Vila Santa Rosa (lado Guarujá). O prazo para execução da interligação é estimado em 120 dias.

Orçada em cerca de R$ 10 milhões, a interligação dos sistemas
possibilitará um acréscimo de até 350 litros por segundo à vazão do sistema de abastecimento de Guarujá, que será ativada em épocas de estiagem ou alta de consumo, sem prejuízo para nenhum dos municípios da região.

Para isso, a Sabesp está ampliando a capacidade de tratamento de água do Sistema Produtor Central, em Cubatão. A necessidade da interligação surgiu pelo fato dos rios Jurubatuba e
Jurubatuba Mirim, que compõem o Sistema Jurubatuba, produtor de água de Guarujá, apresentarem forte redução em suas vazões quando da ocorrência de longos períodos de estiagem, impossibilitando o pleno atendimento à demanda necessária ao abastecimento público.

Essa situação foi sentida em 2003, no período de julho até setembro, quando uma forte estiagem exigiu a implantação de um rodízio durante cinco dias em Guarujá, durante o mês de setembro.

Método não-destrutivo

O método não-destrutivo foi desenvolvido na década de 70, combinando
diferentes técnicas de perfuração e é utilizada atualmente para a
instalação de tubos e dutos para produtos de petróleo, fibra óptica e fios elétricos, água/esgotos e para o transporte de outros produtos.

Utilizando uma máquina apropriada, é aberto um “túnel”, unindo-se os
pontos de entrada e saída, seguindo um traçado pré-estabelecido em projeto. Uma vez que o túnel esteja com as dimensões desejadas, procede-se a instalação dos tubos de aço, já soldados.

As obras

A interligação dos sistemas de Santos e Guarujá compreenderá as
seguintes obras:

– Implantação de uma adutora de 500 milímetros de diâmetro, com
extensão estimada em 670 metros, a ser implantada em vias públicas do município de Santos, a partir da escavação de valas a “céu aberto” (método tradicional), próximo ao atracadouro das balsas na Ponta da Praia.

– Implantação de uma adutora de aço de 500 milímetros, com extensão
estimada em 780 metros, a ser implantada sob o Canal do Estuário de Santos, a partir da utilização do método não-destrutivo, evitando-se transtornos ao tráfego de embarcações do Porto de Santos. Para a garantia da integridade da adutora, a tubulação ficará 15 metros abaixo do fundo do Canal do Estuário.

– Implantação de uma adutora de 500 milímetros, com extensão estimada em 2.200 metros, a ser assentada em vias públicas do município do Guarujá, a partir da escavação de valas a “céu aberto” (método tradicional).

– Implantação de um “booster” (estação de bombeamento), no lado de
Guarujá, com capacidade de veicular uma vazão estimada em até 350 litros de água por segundo.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.