Abastecimento: Guariba lança projeto para estimular produção de leite

Será neste sábado, dia 26 com a presença do secretário da Agricultura, Duarte Nogueira

sex, 25/07/2003 - 20h42 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, estará nas regiões de Barretos e Ribeirão Preto neste sábado, dia 26, para recebe, às 10 horas, na cidade de Terra Roxa condecoração da Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística, Cultural e Educacional pelo Dia do Agricultor e participa, às 14 horas em Guariba, do lançamento do programa Nosso Leite, desenvolvido em parceria entre a prefeitura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sebrae e Unesp-campus de Jaboticabal.

Em Terra Roxa, o secretário receberá a ‘Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Rural e Agropecuário’. A Sociedade Brasileira Heráldica existe há 44 anos e entre os seus objetivos está a orientação quando da elaboração de bandeiras, uniformes, símbolos, escudos e brasões.

A condecoração ao secretário foi proposta pelo prefeito de Terra Roxa, Samir Assad Nassbine, em comemoração ao Dia do Agricultor, que será comemorado neste dia 28.

Programa Nosso Leite

Duarte Nogueira também participa do lançamento do programa que tem o objetivo de estimular a produção de leite em Guariba. De acordo com o prefeito Hermínio de Laurentiz, todas as propriedades produtoras da cidades foram visitadas no início do ano e observou-se que a maioria não dispunha de orientação técnica, trabalhando de forma isolada e com distribuição direcionada e monopolizada.

‘Nosso objetivo é aumentar a produção, levar orientação técnica aos produtores, organizar o associativismo do setor e conduzir inicialmente a industrialização e a comercialização’, disse. Os produtores estão recebendo orientação técnica quanto ao manejo do gado e capacitação de mão-de-obra.

Nos últimos quatro anos, a produção de leite tipo C foi de cerca de 360 mil litros ao ano. Segundo a prefeitura, devido à concorrência da cana-de-açúcar, cultura economicamente mais atrativa, muitos produtores deixaram a atividade.

O programa prevê também a realização de campanhas para estimular o consumo do leite pasteurizado na cidade. A intenção da prefeitura é montar uma mini-usina de leite para atender aos produtores, que devem se organizar em uma cooperativa.

Data: sábado, dia 26
Horário: 10h – Câmara Municipal de Terra Roxa
Local: Avenida José Chiarelli, 919 – Bairro São João

Horário: 14h – Câmara Municipal de Guariba
Local: Avenida Marcelo Ragazzi, 491

C.A