Abastecimento: Ações da Sabesp são reconhecidas por outros estados

Projetos serão base de um amplo trabalho ambiental em Alagoas

seg, 04/08/2003 - 19h00 | Do Portal do Governo

O presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, recepcionou na última terça-feira, dia 29 de julho, o Governador do Estado de Alagoas, Ronaldo Lessa, a prefeita de Maceió, Kátia Born, os deputados federais Givaldo Carombão e Maurício Quintela, além do Diretor Presidente da Cia. de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal), Aloísio Ferreira de Souza, durante uma visita à estação de flotação do Córrego do Sapateiro, principal curso d’água formador dos lagos do Parque do Ibirapuera.

A visita teve como principais motivos uma explanação técnica sobre o funcionamento do sistema de flotação e uma averiguação, in loco, dos resultados alcançados com a operação.

Participaram da recepção o Diretor de Tecnologia e Produção, Antonio Marsiglia Netto, o superintendente da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos, Heitor Sertão e outros técnicos da Sabesp e da DT Engenharia, empresa responsável pela implantação do processo de flotação.

O Governador Lessa mostrou-se impressionado com o que viu. Sua intenção, em conjunto com a Prefeitura de Maceió, é a implantação do sistema de flotação para despoluição do rio Salgadinho, um dos principais do Estado e de seus afluentes. Para Lessa, a flotação é a união entre os avanços da tecnologia aplicado ao saneamento e a simplicidade que permite a viabilização do empreendimento, tudo isso com resultados concretos em termos de benefícios ao meio ambiente e à sociedade.

A comitiva conheceu a estação em todos os seus detalhes, a operação das grades, a adição de micro-bolhas, as análises de oxigênio dissolvido, os controles automáticos e, principalmente, a qualidade da água que sai da estação em direção aos lagos, que estão seriamente assoreados, comprometendo o trabalho realizado.

A Prefeita Kátia Born ficou igualmente impressionada ao verificar a quantidade de lixo que chega pelas águas do Córrego. Sobre isso, todos os presentes ressaltaram a necessidade de uma maior interação entre os poderes estaduais e municipais, principalmente nas ações de educação ambiente e conscientização da sociedade.

Ao final da visita, o Governador de Alagoas pediu que o Presidente da Sabesp levasse ao Governador Geraldo Alckmin seus cumprimentos pelo trabalho realizado na valorização do saneamento e pelas conquistas apresentadas pela Sabesp, como a universalização do abastecimento de água e os programas de investimentos como o Projeto Tietê e o Programa de Recuperação Ambiental da Baixada Santista.

Para Lessa quando se demonstra a preocupação em investir em setores como saneamento, educação e segurança, conforme se reconhece em São Paulo, se está mostrando na verdade, a valorização com o ser humano e com a qualidade de vida da população.