A Febem que a gente não vê

nd

sex, 18/03/2005 - 12h13 | Do Portal do Governo

Você sabia…

… que a Febem/SP atende 6 mil adolescentes em medida de Internação (cerca de 300 do sexo feminino), em 77 unidades espalhadas pelo Estado todo, 600 jovens em semiliberdade e aproximadamente 12 mil em liberdade assistida?

… que são oferecidas 69 diferentes oficinas profissionalizantes a todos os internos, capacitando-os a trabalhar como técnicos em informática, elétrica residencial, mecânica de autos e panificação e confeitaria, entre outros?

… que em 52 unidades da Febem, todos os itens de panificação consumidos são produzidos pelos próprios internos, alunos das oficinas profissionalizantes?

… que para complementação da educação, os adolescentes atendidos também participam de 52 modalidades esportivas, como futebol, futsal, atletismo e basquete?

… que a Febem tem seleções de futebol e futsal que freqüentemente vencem campeonatos, como os dois títulos conquistados nas Olimpíadas da Paz, realizadas no Rio de Janeiro em 2003 e 2004?

… que meninos da Febem já treinaram nas equipes de base de clubes como Corinthians, São Paulo e Portuguesa, e que dois deles se profissionalizaram – um, no São Paulo Futebol Clube?

… que a Febem tem uma equipe de skate que já participou de várias disputas entre adolescentes?

… que 170 oficinas artísticas e culturais atendem a totalidade dos internos nas áreas de artes cênicas, artes visuais, artes musicais, dança e fotografia?

… que a Febem tem 6 orquestras de violão e cavaquinho, 8 corais, 6 grupos de percussão, 10 grupos de rap que se apresentam regularmente em eventos no Estado inteiro e já realizaram performances no Palácio dos Bandeirantes, na Sala São Paulo, no Memorial da América Latina e em casa de espetáculos como o Olympia?

… que todas as unidades contam com escola formal, da 1ª série do ensino básico à 3ª série do ensino médio, a cargo de profissionais da Secretaria de Educação, para que nenhum adolescente interrompa seus estudos – ou retorne a eles do ponto onde foram interrompidos?

… que 31 adolescentes da Febem passaram em diversos vestibulares do Estado em 2004 e vão cursar a faculdade a partir de 2005? E que alguns deles fizeram todo o ensino médio dentro da Fundação?

… que no bairro paulistano da Mooca funciona a Casa das Mães, que acolhe as adolescentes que chegam à Febem grávidas e oferece acompanhamento pré-natal e psicológico durante toda a gestação?

… que, depois do parto, na Casa das Mães os bebês recebem atendimento pediátrico e permanecem com as mães durante todo o período de internação, fortalecendo os vínculos afetivos entre mãe e filho?

… que em 13 unidades da Fundação funciona o programa Mãe na Febem, pelo qual uma vez por semana um grupo de mães de internos permanece na unidade participando da rotina dos internos? Esse programa reduziu os casos de indisciplina nas unidades onde está implantado.

… que a reincidência entre os adolescentes que passam pela Febem vem caindo consistentemente nos últimos anos? Era de 23%, em 2001, e agora está na casa de 17%.