A cidade de Rio Claro está sediando o II Encontro Estadual de Educação Ambiental e do I

Encontro Paulista de Centros de Educação Ambiental, que ocorrem até sábado, dia 26

sex, 25/07/2003 - 21h14 | Do Portal do Governo

O evento conta com conferências, exposições de painéis, oficinas, grupos de trabalho e minicursos. A diretora técnica da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação, professora Marlene Gardel, participa do Encontro com a conferência ‘A Educação Ambiental e as Políticas Públicas’, nesta sexta-feira, dia 25. Ela fará uma retrospectiva histórica de como a temática ambiental vem sendo tratada pela Secretaria da Educação.

Dentro das diretrizes, o tema é desenvolvido com produção de material pedagógico, capacitação de professores, parcerias e trabalho conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente.

Ações educativas

A Secretaria da Educação também promove ações descentralizadas nas escolas e nas Diretorias de Ensino tratando das questões da coleta seletiva, problemas de poluição, água, saneamento básico, entre outros. ‘A educação ambiental sempre esteve presente nas propostas curriculares das escolas públicas estaduais. Nós a tratamos de forma interdisciplinar envolvendo outras áreas de conhecimento, levando em conta a realidade local para compreender os fatores científicos, sociais, políticos e culturais necessários para se compreender as questões ambientais’, diz Marlene Gardel.

Os objetivos do Encontro são possibilitar aos participantes informações sobre as práticas de Educação Ambiental; promover a troca de experiências; criar um processo participativo; divulgar os dispositivos legais no campo da educação ambiental para as articulações entre terceiro setor, governo e empresa.

O evento é uma iniciativa da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA), Ong que envolve 20 unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) no Estado de São Paulo e da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA).

Durante o Encontro haverá uma ‘Mostra de Vídeos Ambientais’, organizada pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Cultura. Durante à noite, haverá eventos culturais para a integração dos educadores ambientais.

Amanhã, dia 25, haverá a ‘Caminhada pela Vida e Paz’ que partirá da Estação Ferroviária e irá até a Floresta. Os certificados serão entregues no sábado, dia 26, a partir das 16 horas, no balcão de credenciamento.

Local: Estação Ferroviária, Rua 1, nº 1000, Centro de Rio Claro, das 8 às 21 horas, até 26 de julho. Mais informações pelo site (www.repea.org.br).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Luciane Salles/C.A.