7º Distrito Policial da Lapa agora é Delegacia Participativa

Esta é a 17ª delegacia a adotar o novo modelo de atendimento

qui, 20/05/2004 - 14h29 | Do Portal do Governo


Quem passa atualmente pelo 7º Distrito Policial da Lapa, na Rua Camilo, Zona Oeste da Capital, não consegue imaginar que o prédio chegou a abrigar 170 presos e ser motivo de protestos dos moradores, assustados com as constantes fugas de detentos.

Totalmente remodelado, com ambiente moderno e arquitetura arrojada, o espaço foi transformado em Delegacia Participativa, um novo conceito de atendimento público, implantado pelo Governo do Estado em 2002, que se destaca pela qualidade, humanização e agilidade. Inaugurada nesta quinta-feira, dia 20, pelo governador Geraldo Alckmin, esta é a 17ª Delegacia Participativa do Estado.

A delegacia conta com Registro Digital de Ocorrências (RDO) e o atendimento é realizado por senhas eletrônicas. Os casos passam por triagem nos plantões sociais e jurídicos. A Delegacia Participativa também tem banheiros, acesso para deficientes e entrada separada para vítimas e criminosos, além de não ter carceragem de presos.

Rui Barbosa, que mora há oito anos ao lado da delegacia, ainda lembra do dia em que teve as telhas da garagem afundadas por um preso que fugiu pelos telhados das casas vizinhas à delegacia. Ele não poupa elogios ao novo formato do Distrito. “O governador disse que tiraria os presos daqui e tirou mesmo. A delegacia mudou da água para o vinho. O prédio parece um shopping center. Os policiais também são diferentes. São muito educados, amigos, conversam com os moradores e conhecem todo mundo”, disse. Barbosa também destacou a transformação do atendimento. “Antes, quando entrávamos na delegacia, éramos recebidos por policiais armados. Hoje, há recepcionistas para fazer esse trabalho. Ficou muito melhor”, afirmou.

A Delegacia Participativa da Lapa dispõe de 48 funcionários entre o delegado de polícia titular, delegado assistente, 17 escrivães, 19 investigadores de polícia e especialistas nas áreas jurídicas e psicológica. Oferece ainda área de convivência, auditório, cartórios e sala de recreação.

O novo espaço conta com 17 estagiários das áreas de direito, psicologia e assistência social. Stella Bolibio, de 22 anos, é uma das estagiárias na delegacia. Ela está cursando o último ano do curso de psicologia da Universidade Mackenzie. Ela explica que o atendimento psicológico é destinado, principalmente, ao acolhimento das vítimas. Além disso, a Delegacia Participativa oferece atendimento interdisciplinar para os casos não criminais, ou seja, para as pessoas que procuram orientação jurídica ou social.

A nova delegacia vai atender os moradores de 13 bairros: Alto da Lapa, City Lapa, Lapa de Baixo, Vila Anglo, Vila Romana, Pompéia, Vila Ipojuca, Vila Argentina, Jardim Vera Cruz, Vila Augusto, Siciliano, Água Branca e Santa Marina.

As outras 16 Delegacias Participativas do Estado são: 24º DP, em Ermelino Matarazzo; 15º DP (no Itaim Bibi), 96º DP (em Cidade Monções), 95º DP (Heliópolis), 36º DP (Vila Mariana), 93º DP (Jaguaré), 9º DP (no Carandiru) e 30º DP (Tatuapé), na Capital; 1º DP e 3º DP (em São Bernardo do Campo) e o 2º DP (em Santo André), na Grande São Paulo; e 5º DP (Campinas), DP Central de Sorocaba, DP Central de São José dos Campos, Delegacia Participativa de Piracicaba e Delegacia Participava de Jundiaí, no Interior.

“Gradualmente, implantaremos esse novo modelo em todas as delegacias”, afirmou Alckmin.

Companhia da PM também passará por reforma

Durante a inauguração da Delegacia Participativa da Lapa, o governador anunciou a liberação de R$ 75 mil para a reforma do prédio que abriga a Companhia da Polícia Militar, ao lado do 7º DP. “Quem viu esse Distrito Policial e vê hoje, percebe que teve uma mudança fantástica. A mesma coisa nós vamos fazer na Companhia. Ela vai passar pela mesma reforma, visando o serviço público de qualidade”, afirmou Alckmin.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, as obras devem ser iniciadas logo após o processo de licitação, em cerca de 30 dias. O prazo para conclusão da obra é de aproximadamente 90 dias.

Valéria Cintra / Cíntia Cury

Leia também: Meta do Estado é não ter presos em Cadeias ou Distritos Policiais