63 mil alunos de Escolas Técnicas terão capacitação em tecnologia de ponta

Parceria do Estado com a Microsoft foi assinada nesta sexta-feira,d ia 18, no Palácio dos Bandeirantes

sex, 18/02/2005 - 12h13 | Do Portal do Governo


Cerca de 63 mil alunos de 70 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) do Centro de Ensino Tecnológico Paula Souza aprenderão a usar tecnologia utilizada por toda a indústria, que permite integração e troca de informações entre diversos sistemas. Isso será possível graças a um convênio assinado entre Governo de São Paulo e a Microsoft para capacitação dos professores do Paula Souza. A parceria foi firmada nesta sexta-feira, dia 18, no Palácio dos Bandeirantes, entre o vice-governador Cláudio Lembo e o vice-presidente da Microsoft Corporation, Bradford Smith.

De acordo com Lembo, durante este ano, 240 professores multiplicadores serão capacitados nas ferramentas de desenvolvimento de software da Microsoft. Os multiplicadores terão a responsabilidade de repassar o conhecimento a seus colegas, atingindo 1.190 educadores até o fim de 2005.

Segundo a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, esse convênio vai beneficiar, inicialmente, alunos dos cursos de informática e eletrônica. Além das 70 ETEs, o curso deverá ser levado também a cerca de 14 Faculdades de Tecnologia (Fatecs). “A disciplina Informática existe em todos os currículos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza mas, inicialmente, será levado aos cursos para formação de técnicos e tecnólogos em informática”, explicou ela.

O treinamento terá 40 horas de aulas presenciais teóricas e práticas, além de ensino à distância. Serão capacitados três professores de cada um das 70 Escolas Técnicas. As aulas da primeira turma, que terá educadores de oito escolas, começam no dia 1º de março.

Os cursos serão ministrados no Centro de Tecnologia XML, que a Microsoft mantém no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT). “Como temos professores espalhados pelo Estado todo, concentramos o curso em uma semana e vamos trazer esses professores para São Paulo”, explicou Laura Laganá. O Governo paulista vai arcar com as despesas de hospedagem, transporte e hora de trabalho dos educadores.

Os educadores aprenderão a usar a plataforma Microsoft.NET para criar programas de computador. A .NET é uma tecnologia para desenvolvimento de software baseada no padrão XML (Extensible Markup Language), que é usado por toda a indústria e permite integração e troca de informações entre diversos sistemas. “O professor será capacitado para melhor preparar os alunos para o mercado de trabalho, que hoje exige muito esse conhecimento de tecnologia”, explicou a coordenadora do Centro de Tecnologia XML do IPT, Maria de Fátima Porcaro.

A diretora do Centro Paula Souza destacou que, à medida que os professores forem capacitados, os softwares serão instalados nas Escolas Técnicas.

Também participaram da cerimônia o Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Dias Menezes de Almeida; o Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Lourival Carmo Mônaco; o superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski; o presidente da Microsoft Brasil, Emilio Umeoka; e o diretor de Setor Público e Educação da Microsoft Brasil, Paulo Cunha.

Cíntia Cury