23 de Novembro será o Dia D Contra a Dengue

Dia Nacional de Combate à Doença visa chamar a atenção da população para o risco de epidemia no próximo verão

sex, 08/11/2002 - 16h34 | Do Portal do Governo


O dia 23 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional de Combate à Dengue. “Isso não significa que as ações serão pensadas ou realizadas em função deste dia. Elas já começaram e vão continuar.

A data é um marco para chamar a atenção da população para o perigo de epidemia de dengue neste verão”, explicou o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, nesta sexta-feira, dia 8, durante reunião do Comitê de Mobilização Contra a doença no Palácio dos Bandeirantes.

O secretário também lembrou que existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue. Três deles já circulam pelo Brasil. O que aumenta as probabilidades de epidemia e o risco da doença evoluir para a forma mais grave, a hemorrágica. Isso ocorre porque quem é contaminado com um tipo do vírus não está livre da doença. “Estima-se que cerca de 90% dos casos de dengue hemorrágica ocorrem em vítimas de sucessivas contaminações da doença”, afirmou.

O Estado investe quase R$ 25 milhões no combate à dengue. Além disso, São Paulo vai receber até o fim deste ano R$ 15 milhões em recursos adicionais do Governo Federal para intensificar ações do controle da dengue. Parte dessa verba já foi utilizada para a contratação de mais pessoas para trabalhar na eliminação de focos do mosquito na Baixada Santista.

“Dengue é um problema sério e crescente”, enfatizou o secretário. A doença está presente em 100 países, provocando cerca de 500 mil internações e 20 mil mortes anualmente em todo o mundo. “Em algumas regiões do Sudeste Asiático, a dengue é, em determinados anos, uma das principais ou até a principal causa de morte infantil”, informou Luiz Jacintho.

O secretário da Saúde agendou nova reunião do Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue para o próximo dia 6 de dezembro, na Secretaria Estadual da Saúde, para apresentar novas ações e avaliar as realizadas na semana do dia 23 de novembro.

Cíntia Cury

Leia também:

  • Estado Reúne Representantes de Municípios e Sociedade Civil Para Mobilização Contra a Dengue