14ª Reunião Anual do Instituto Biológico apresenta avanços científicos para o agronegócio e a qualid

Encontro acontece até a próxima sexta-feira, dia 9

ter, 06/11/2001 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Instituto Biológico (IB) está realizando até esta sexta-feira, dia 9, sua 14ª Reunião Anual, que é um foro privilegiado para a discussão das últimas descobertas tecnológicas na área da pesquisa agropecuária e proteção ao meio ambiente. O encontro não deve atrair apenas cientistas e estudiosos do setor. Com as recentes notícias sobre ataques bacteriológicos e a contaminação pelo bacilo Antraz, a pesquisa científica sobre o assunto tem sido divulgada às pessoas leigas pelos meios de comunicação de todo o mundo. Pois foi exatamente no Instituto Biológico que foram analisadas as mais de 300 amostras suspeitas de contaminação pela bactéria encontradas em cartas, publicações e outras remessas recebidas pelo Correio no Estado de São Paulo – todas negativas até o momento.

Tradicional centro de pesquisas na área de zoonoses e pragas que afetam a agricultura, o Instituto, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é o responsável pelos testes que garantem a sanidade dos animais e vegetais que depois serão comercializados e vendidos ao consumidor e pelas pesquisas que descobrem antídotos contra doenças e pragas que preocupam o setor agropecuário.

Aberto à comunidade científica, universidades e iniciativa privada, além dos produtores e usuários das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária, como agricultores e pecuaristas, o encontro traz novidades para quem trabalha ou estuda na área. Um exemplo é o uso da internet como ferramenta para o setor de controle de vetores e pragas urbanas. No campo da Biologia, haverá palestras sobre o tema ‘Genoma Humano e Genoma Câncer’ e ainda sobre a produção de fármacos através de plantas transgênicas.

A 14ª Reunião do IB acontece no auditório Rocha Lima, na sede do Instituto. Os inscritos podem retirar o material do encontro das 13h às 15h, no saguão do Instituto. Veja a programação do encontro no site do Instituto Biológico.