114 jovens da Febem vão trabalhar nas lojas Mister Sheik

Alckmin assinou nesta quarta, dia 10, parceria para a contratação dos jovens nas 38 lojas da rede

qua, 10/12/2003 - 12h49 | Do Portal do Governo


Os adolescentes da Fundação Para o Bem Estar do Menor (Febem) que concluíram o curso de panificação, oferecido nas próprias unidades de recuperação, já estão sendo contratados pela rede Mister Sheik para produzir esfihas. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, dia 10, parceria para a contratação de 114 jovens nas 38 lojas da rede. Os primeiros 18 adolescentes já iniciaram as atividades na cozinha.

Jean Felipe Santana, 17 anos, cumpre liberdade assistida na unidade do Belém e acredita que no próximo mês já estará preparado para uma vida nova. “É muito importante que dêem esta oportunidade que estou tendo. É o meu primeiro emprego e daqui para frente tudo será bem diferente e melhor”, disse. O jovem irá passar por dois meses de experiência no Mister Sheik, trabalhando meio período, para depois ser registrado em período integral. “Espero um dia ter uma pizzaria em meu nome e daí poder dar essa mesma chance que eu estou tendo a outras pessoas”, observou.

Os adolescentes, todos entre 16 e 22 anos, receberão treinamento nas próprias lojas Mister Sheik por 60 dias, durante quatro horas diárias, num total de 400 horas. Receberão remuneração de R$ 240,00 por mês, já com carteira de trabalho assinada. Depois desse prazo serão contratados pelo regime CLT, por período integral, e terão o salário dobrado. Terão direito também a vale-transporte, refeição, uniforme e plano de carreira.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, destacou que este é um passo importante no processo de reintegração dos jovens na sociedade. “Esta medida fortalece os laços deles com a sociedade. Os adolescentes quando saem da Febem não podem ficar carimbados e não terem chance de trabalhar, estudar e de serem acolhidos pela família”, afirmou. Os jovens estão sendo selecionados para trabalhar com base na afinidade pela profissão. Os outros critérios são: bom comportamento, desempenho escolar e envolvimento adequado da família no processo educacional.

Alckmin destacou que o compromisso do Estado é fazer com que os adolescentes tenham nessa passagem pela Fundação, além do ensino formal, um estudo profissionalizante. ‘Também queremos que saiam com um emprego garantido e carteira assinada’. Ele elogiou a iniciativa do Mister Sheik e de outras empresas que estão oferecendo trabalho aos internos. Todos serão acompanhados por um conselho orientador formado por familiares, técnicos da Febem e profissionais da empresa parceira, além de um representante da escola que o jovem freqüenta, um representante do Poder Judiciário e um representante da comunidade.

A intenção do projeto do Mister Sheik na Febem é contratar três adolescentes para cada uma das 38 lojas da rede na capital. O projeto será estendido também para as franquias no Interior do Estado. A diretora-executiva da rede, Renata Nogueira Gomes, disse que está recomendando a outros empresários que contratem estes menores. “Eles mostram muito empenho em trabalhar e ao mesmo tempo estamos ajudando a construir um Estado e um País melhor”, analisou.

Com esta iniciativa, os jovens atendidos pela Febem recebem mais uma parceria com empresas privadas para o quesito mais importante para a sua reinserção social: a empregabilidade. Depois de um período de internação, o jovem deve voltar para o seu meio social, mas equipado com mais conhecimento, e com perspectivas de crescimento que somente o trabalho pode dar. Este é o objetivo fundamental das parcerias que o Governo do Estado de São Paulo tem estabelecido.

Outras parcerias

Dos 6.500 jovens internados nas 69 unidades da Febem em todo o Estado de São Paulo, atualmente, 593 já estão trabalhando em diversas empresas, desde janeiro deste ano, graças a parcerias como esta.

Dois exemplos:

  • Seis lojas da rede McDonald’s em Ribeirão Preto têm, desde maio, entre seus funcionários, jovens da Febem. Três deles, aliás, já receberam o título de funcionário do mês, um destaque destinado a premiar esforço, dedicação e seriedade. Em lojas McDonald‘s de três outras cidades (Campinas, Franca e Sertãozinho), 47 adolescentes estão atuando desde outubro.
  • Uma outra rede de alimentação, o Empório Raviolli, da Capital, está treinando cinco jovens em técnicas de cozinha internacional, e deverá contratá-los assim que o treinamento for concluído.

    Profissionalização

    Todos os jovens, na Febem, seguem uma rotina de atividades esportivas e culturais, além de um programa obrigatório de escolarização formal. Recebem também cursos profissionalizantes em mais de 120 modalidades. Entre essas atividades está a produção de rádio, fabricação de bolas esportivas, funilaria e pintura automotiva, horta e jardinagem, tapeçaria e construção civil.

    Rogério Vaquero