1º de Dezembro é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Programa Estadual de DST/Aids realiza exame gratuito e anônimo, além de manter serviços de atendimento a soropositivos

sex, 30/11/2001 - 17h41 | Do Portal do Governo

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Doença que não tem cura, a aids já matou mais de 20 milhões de pessoas desde o início da epidemia, há pouco mais de 20 anos. De acordo com dados da ONU, uma em cada 150 pessoas é portadora do vírus HIV. No Brasil, foram notificados, de 1980 até março deste ano, 210,4 mil casos de HIV positivo ou Aids. Desses, 101,5 mil no Estado de São Paulo.

Para diminuir a vulnerabilidade da população paulista às doenças transmitidas por ato sexual, como a aids, e melhorar a qualidade de vida das pessoas já infectadas com o HIV, o Governo do Estado mantém o Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids.

O programa coloca à disposição dos portadores de HIV/Aids de São Paulo uma rede de serviços para a realização de exames, prevenção, tratamento e distribuição de remédios. Ao todo, são 35 Centros de Orientação e Apoio Sorológico (Coas); 173 serviços de assistência especializada; 31 hospitais-dia; 26 serviços de assistência domiciliar terapêutica; 30 serviços de saúde bucal; 840 leitos cadastrados no SUS para atendimento aos portadores de HIV/aids. Também há uma rede com 23 laboratórios; e outros 16 que realizam o teste de carga viral no Estado de São Paulo. Além do Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (CRT DST/Aids), na Capital, que fica na rua Santa Cruz nº 81, Vila Mariana (próximo à estação Santa Cruz do Metrô), Zona Sul da Capital.

Os Centros de Orientação e Apoio Sorológico (Coas) são unidades que oferecem à comunidade diagnóstico sorológico para infecção pelo HIV, sífilis, hepatites B e C. Os exames são anônimos, gratuitos e voluntários.

Disque-DST/Aids oferece esclarecimentos anônimos

Para obter informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, além de orientação sobre os serviços disponíveis, tanto governamentais como de organizações não-governamentais (ONGs), o Programa Estadual criou o Disque-DST/Aids 0800-162550. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. O horário de atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

A importância do serviço pode ser observada pelo crescente número de ligações recebidas. Em 1994, o serviço recebeu 18.574 chamadas. Em 1999, 27.303 e até o mês de abril do ano passado, 14.456 chamadas.

São Paulo é pioneiro na distribuição do “coquetel”

O Programa Estadual permitiu que São Paulo colocasse à disposição dos pacientes soro-positivos o que há de mais moderno em tratamento de Aids: os medicamentos anti-retrovirais (coquetel). O Estado foi o primeiro a oferecer o coquetel aos infectados, em 1996. Em 1997, 20.930 pessoas receberam os medicamentos. Ao todo, são 26 itens em suas diversas apresentações: uso pediátrico, adulto, solução oral, cápsulas, entre outros. Este ano, até o mês de setembro, 41.773 pacientes receberam esse tratamento em São Paulo. A iniciativa da atual administração de distribuir o coquetel fez cair o número de mortes causadas pelo vírus HIV. Em 1995, morreram 7.739 em decorrência da doença. No ano passado, esse número foi de 4.181. A redução foi de 46%.

Cíntia Cury