Visita dos inspetores da Fifa ao Palácio dos Bandeirantes

Evento aconteceu na quarta-feira, 29, na Capital

qui, 30/08/2007 - 17h44 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na quarta-feira, 29, inspetores da Federação Internacional de Futebol (Fifa), no Palácio dos Bandeirantes.

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; Ricardo Teixeira, presidente da CBF; o Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista; os representantes da Fifa que nos visitam, Hugo Salcedo, Jorge Batista, Jaime Bayrom, Jaime Yarza e Walter Gagg.

Queria também registrar a presença aqui do nosso Secretário Estadual de Esportes, o Claury Alves da Silva; nosso Secretário Estadual dos Transportes, Mauro Arce; nosso Secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão; nosso Secretário Estadual da Comunicação, Hubert Alquéres; nosso Secretário Municipal da Capital do Esporte, Walter Feldman; o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho; o coronel da PM Roberto Antônio Diniz, comandante geral da Polícia Militar; os presidentes de clubes aqui presentes; eu vejo o do São Paulo, Juvenal Juvêncio; do Palmeiras, Affonso Della Monica; demais representantes de clubes e integrantes da administração.

É uma satisfação muito grande para nós aqui recebermos representantes dessa entidade que tem 103 anos de vida, a Fifa, que reúne mais países do que a própria ONU, na sua associação.

Temos realmente a expectativa de que a Copa possa ser realizada no Brasil em 2014 e contamos, nesse sentido, com o competente trabalho da CBF que tem comandado esta batalha.

São Paulo tem uma tradição esportiva bastante longa. O futebol chegou ao Brasil por intermédio de São Paulo, através do Charles Miller que hoje é um nome, dá um nome à praça que cerca o nosso estádio mais antigo e tradicional, o Estádio do Pacaembu. E o futebol conquistou o coração e principalmente os pés dos brasileiros.

São Paulo tem também uma longa prática de acolher competições internacionais, como é o caso do campeonato internacional de automobilismo da Fórmula 1; da Corrida de São Silvestre, que reúne mais de 15 mil corredores. Em 1950, o Estado e a cidade também acolheram os jogos da Copa do Mundo e o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000.

Na cidade de São Paulo – para que se tenha uma idéia – são realizados cerca de 90 mil eventos por ano. Isto não é sem razão. São Paulo é o Estado, do ponto de vista econômico, que tem maior peso no País. Tem 1/3 do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro; mais de 40% da indústria; 85% dos maiores bancos do País estão localizados na cidade de São Paulo e 38% das matrizes das grandes empresas existentes no País.

A cidade aqui, só apenas a cidade de São Paulo, tem 114 hospitais. Os senhores puderam ter uma visão hoje da disponibilidade de serviços de saúde, na visita ao Hospital Albert Einstein, e pela exposição que a própria Secretaria Estadual preparou.

Tem, além desse número grande de hospitais, 17 Prontos–Socorros, tem 200 helipontos para helicópteros. Se tomarmos a região metropolitana ampliada, incluindo Campinas, quatro aeroportos, sendo três deles internacionais – que é o caso de Viracopos, Guarulhos e Congonhas, que é o maior hub do Brasil, além do Campo de Marte.

É servida por 11 rodovias que se articulam com todo o sistema rodoviário nacional. Tem também mais de 60 km de metrô e 270 km de trens metropolitanos. Em 2014, este número será bastante maior, pois já estará funcionando a linha do metrô que passa – acho que a 1.200 metros do Estádio do Morumbi.

Também tem uma grande disponibilidade de táxis, mais de 200 mil; mais de 400 hotéis, tornando disponíveis cerca de 46 mil quartos ou unidades habitacionais. É a maior rede hoteleira do Brasil.

Aqui se concentram também os mais influentes órgãos de imprensa escrita e radiofônica do Brasil. Aliás, tanto a cidade quanto o Estado possuem um amplo e avançado sistema de telecomunicação.

São Paulo tem também, nas forças policiais, cerca de 137 mil pessoas, entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. E é, sem dúvida, um grande pólo cultural no Brasil, com grandes universidades, salas de concertos, importantes museus.

Aliás, a partir de junho do ano que vem, nós vamos dispor aqui, no Estádio do Pacaembu, de um museu moderno, interativo, tecnologicamente avançado e totalmente voltado ao futebol. Este projeto foi iniciado quando fui prefeito, na minha gestão da Prefeitura, e o prefeito Kassab imprimiu um ritmo acelerado para a sua conclusão. Portanto, em 2014 esse museu já deverá estar funcionando a pleno vapor, começa no ano que vem.

Há pouco, nós visitamos o Estádio do Morumbi. Eu não sou são-paulino. Os torcedores do São Paulo aqui são fanáticos são–paulinos. Eu sou palmeirense, do Palmeiras. Mas é um clube de muita tradição, um clube muito relevante para o futebol brasileiro, para o futebol de São Paulo. Creio que o Morumbi, a partir da reforma e da requalificação que está sofrendo, é um estádio qualificado para ser um gramado dos grandes jogos. Evidentemente, isso terá que ser confirmado ao longo do tempo, mas eu creio que o rumo que a direção do São Paulo adotou em relação ao Morumbi é um rumo correto para poder sediar os jogos da Copa.

Creio que é justo – esta é a minha opinião pessoal – que a final do Campeonato Mundial seja feita no Maracanã. Digo isso com a responsabilidade de Governador de São Paulo. O Maracanã é o centro da tradição do futebol brasileiro e além do mais – eu devo dizer – os torcedores mais antigos têm na garganta ainda até hoje, segurado, preso, o grito de campeão mundial, que acabou não acontecendo em julho de 1950. Eu não sou tão antigo assim, mas já era torcedor, tinha oito anos de idade, e creio que o Brasil espera que seja a final no Maracanã e – além do mais – com a Seleção Brasileira.

Naquela época, devo dizer, se não me falha a memória, o Ricardo poderá me corrigir – dos 11 jogadores do time, dez eram do Rio de Janeiro, lembra? Barbosa, Augusto, Juvenal, Bauer, que era paulista do São Paulo, Danilo do Vasco, Bigode, Friaça, que ainda não era do São Paulo, veio depois; Zizinho, Ademir, Jair e Rodrigues. Não, Chico. Alguns depois vieram até para o Palmeiras, como foi o caso do Jair, mas naquela época era um time predominantemente carioca, uma das grandes seleções que nós tivemos.

Creio que o Brasil espera que a final seja no Maracanã com o time brasileiro. Mas, acredito que São Paulo pode se candidatar a ser a cidade da abertura da Copa. Essa é a nossa pretensão e para isso nós vamos trabalhar, aguardando depois a decisão da CBF e da Fifa a este respeito.

Eu gostaria, ainda, de lembrar que São Paulo é uma cidade muito diversificada do ponto de vista da sua população. Como eu costumo dizer, é a única cidade  do mundo onde japonês fala português com sotaque italiano. Vocês não vão encontrar nada parecido no mundo.

E temos aqui, somos a maior cidade italiana, fora da Itália, a maior cidade … aí depende também do peso do Rio de Janeiro, mas talvez a maior cidade portuguesa fora de Portugal. Aqui se concentram não apenas descendentes dos países latinos: Espanha, Portugal, Itália. Mas também lituanos, russos, alemães, africanos, árabes, chineses, coreanos, ingleses e muitos outros.

Ou seja, nós ofereceremos também para o Campeonato Mundial torcidas para as seleções de futebol de todo o mundo. Todos os times principais vão ter torcidas que moram aqui em São Paulo.

Este é um aspecto interessante: talvez a Copa do Mundo encontre poucos lugares com uma população tão diversificada quanto a população de São Paulo. Eu creio que, talvez, seja a mais diversificada do mundo, ao lado possivelmente de Nova York.

Bem, é isto que eu gostaria de apresentar. De falar sobre o nosso Estado, sobre a nossa cidade, desejando que esta visita feita ao Brasil tenha sido bastante proveitosa, que gere um bom relatório, que a Copa venha para cá e nós estaremos muito felizes. Os nossos descendentes, já para 2014, tanto na administração, quanto na sociedade, de fazer esta acolhida.

Não tenho dúvida de que a Copa de 2014 no Brasil será um grande sucesso.

Muito obrigado. Boa estadia e felicidades.