Veja, na íntegra, discurso de Serra em São Bernardo do Campo

Discurso do governador José Serra na inauguração de dois piscinões em São Bernardo do Campo, em 11 de abril de 2007.

qui, 12/04/2007 - 14h48 | Do Portal do Governo

Discurso do governador José Serra na inauguração de dois piscinões em São Bernardo do Campo,  em 11 de abril de 2007.

Eu queria dar uma boa tarde a todos, cumprimentar o meu amigo prefeito William Dib e o vereador Amedeo Giusti, que é o presidente da câmara de São Bernardo, o vice de São Bernardo, o Zé Roberto de Melo, o deputado estadual Orlando Morando que nos falou aqui, o sempre deputado Duilio Pisaneschi, aqui presente, os prefeitos: de Ribeirão Pires, Clóvis (Volpi), de Mauá o Leonel (Damo), de Rio Grande da Serra, o Kiko (Adler Kiko Teixeira), de São Caetano do Sul, o Auricchio (José Auricchio Junior) a quem se atribui todo beneficio deste piscinão.

Maurício Soares, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Fernando Lessa, presidente da Fundação Memorial da América Latina, o Nelson Evangelista (subprefeito de Vila Prudente) que representa o prefeito Kassab (Gilberto), o Ubirajara (Tannuri Felix, diretor de engenharia e obras) que é do DAAE, queria cumprimentar também o gerente de assuntos governamentais da Ford, que atuou em parceira com o governo neste piscinão.

Gostaria de cumprimentar também a banda Sinfônica, que nos recebeu aqui com “o trem das onze”, os secretários municipais, os moradores dos bairros beneficiados. Está faltando tambem o vice-prefeito de Diadema, o Joel (Fonseca), e também o deputado estadual do PPS, Alex Manente.  

Eu vim hoje para essa inauguração com muita satisfação porque é mais um passo para amenizar o problema das enchentes na região da grande São Paulo.

O governo do Estado e as prefeituras já fizeram muito, se eu não me engano deve ser aproximadamente uns 36, 37 piscinões, 22 feitos pelo Governo do Estado, isto para frear a calamidade que representam as chuvas diante da impermeabilização do solo do qual esta região foi talvez a principal vítima em todo Estado de São Paulo.

Estamos correndo atras do prejuízo do progresso, porque o progresso também trás prejuízo nas questões ambientais.

O importante agora, é que o piscinao seja bem mantido e não se transforme em um foco de deterioração do meio ambiente, este e os outros piscinões, isto nos preocupa muito, por isso é que nos estamos trabalhando na idéia do Estado ajudar na manutenção, aqui nas prefeituras, mediante acordos, que envolvam outros investimentos.  

Vamos também anunciar hoje a retomada de 2 outros piscinões que tem muito a ver também com a região.

Este piscinão aqui, mais o do Oratório, que fica na divisa de Santo André com São Paulo representa um investimento de 35 milhões e uma capacidade de armazenamento de 680 mil metro cúbicos, não é brincadeira, são 680  toneladas de água que podem ser retidas por este piscinão e como disse o Dib, o piscinão não aguardou o dia da inauguração formal para recolher a chuva, não tinha nenhum ventilador para mandar a água de volta para lá, apesar de alguns mal entendidos a esse respeito.  

Nós vamos também lançar o edital de mais 3 piscinões, aqui na região da grande São Paulo. O de Taboão que é aqui no ABC, piscinão de Taboão que fica na divisa de São Bernardo com Diadema,  vai ser para 180 mil metros cúbicos e irá custar 14 milhões.

O piscinão da Sharp, na divisa de São Paulo com Taboão da Serra e o piscinão Anhanguera na capital mas que também vai beneficiar Osasco.

São todos como se vê na região da grande São Paulo, que é a vítima, não tem praticamente piscinão fora da grande São Paulo,  que foi a mais impermeabilizada de todo Estado e talvez de todo o nosso país.

Nós estamos muito empenhados no fretamento destas questões inclusive botando a Sabesp para fazer um trabalho de recuperação do córrego que é um fato inédito na história de São Paulo. Já começamos outro dia no município com o anuncio de obras de 200 milhões, para despoluir alguns córregos, inclusive o do Ipiranga, que é muito próximo daqui da região.  

O Dib falava da questão dos 100 dias, e realmente 100 dias virou um fetiche no Brasil, eu estava dizendo que 100 dias de fato entrou para história por causa da batalha de Waterloo de Napoleão. Ele estava detido na ilha de Elba fugiu para frança reorganizou os exércitos foi para a batalha  novamente, perdeu e isto durou 100 dias, portanto é a crônica de uma derrota, a gente precisa ficar com o pé atras com a questão dos 100 dias, e foi aí que ganhou essa relevância.

Outro dia eu entrei na Internet e tem de tudo a respeito de 100 dias, porque virou um fetiche importante.

Na verdade 100 dias para vida do governo é como 5 anos de idade para uma pessoa de 70, é quartoze avos, nós percorremos um quartoze avos do caminho, ainda temos 14 vezes mais isso, ou seja, 13 dividido por quartoze avos, temos tudo pela frente.

O importante é que nós fixamos um rumo, fizemos um secretariado modesta parte e o Dib estava dizendo isso, eu devo dizer e aceitar com toda modéstia o elogio, um secretariado de nível de ministério, gente que já assumiu dominando o seu serviço, dominando o que fazer.

Conseguimos botar as finanças nos eixos, conseguimos dar seqüência a obras muito importantes que nós recebemos do governo Covas e do governo Alckmin na área do ensino técnico, do ensino técnico e do ensino tecnológico. Conseguimos dar seqüência as ações na área da saúde, já estamos preparando mudanças muito importantes na área da educação, já começamos a investir em obras viárias do maior significado para o Estado, 2.000 km de vicinais que serão refeitos apenas neste ano, já em torno do primeiro semestre deste ano, as obras  deverão estar a caminho, já bem adiantadas.

Ao mesmo tempo na região da grande São Paulo, equacionamos a questão financeira do Rodoanel, que tem tanta importância para esta região, porque irá juntar as estradas que vem do litoral, que vem do Rio de Janeiro, com as estradas que vão pelo litoral pelo outro lado, aqui pela região do ABC.

Será uma verdadeira revolução viária na região da grande São Paulo e para esta região trará benefícios incalculáveis, uma obra cara, que vai custar bem mais que 3 bilhões, porque tem desapropriações.

Nós já equacionamos, como vamos equacionando aos poucos todos os problemas, os mais importantes na área de transporte de trilhos na região da grande São Paulo, que inclusive vai beneficiar aqui o ABC.

Portanto estamos a caminho botando as finanças em dia, arrumando os investimentos, mexendo em todo estado com uma excelente equipe de governo, em todas as áreas, do meio ambiente, da saúde, da educação,  da justiça, da segurança, da administração penitenciária, da energia, da cultura, enfim em todas as áreas.

Precisamos para isso da parceria, por exemplo aqui do ABC, esta região que foi o berço da industrialização moderna do nosso país, precisamos dos prefeitos, precisamos da parceria deles, independentemente dos partidos, tenho feito um esforço, inclusive aqui nesta região, para trazer os prefeitos do PT, que não são do PSDB ou do PV e de outros partidos.

Estamos procurando atrair todos não para computar politicamente porque não é o meu estilo, nem o estilo do nosso governo, mas sim para trabalhar em prol, em benefício da região, é isso que nós queremos.

Estamos hoje construindo a obra, estamos passando já para o município, estamos passando para Santo André, o prefeito não veio  aqui para assinar, mas vai Ter que receber de qualquer maneira o piscinão, porque isso é de interesse do município, e vamos continuar trabalhando com paciência, para ter essa fusão do trabalho administrativo do estado e das prefeituras em beneficio desta região, em benefício de todos seu municípios, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Rio Grande da Serra, Ribeirão, Mauá. Precisamos deles todos para esse nosso trabalho, muito obrigado a vocês todos, a vocês todas, e vamos continuar nesse trabalho, quero dizer, podem contar com o governo do estado da mesma maneira que nós contamos com vocês todos.

Muito Obrigado.”  

Leia também:

Veja, na íntegra, a coletiva de José Serra em visita a Jaú

Veja, na íntegra, a coletiva de José Serra em visita a Bauru

Discurso de José Serra na posse da nova diretoria da Febraban