SP investe mais de R$ 1 milhão em reforma do fórum de Itu

Entrega aconteceu nesta segunda-feira, 15, e contou com a presença de Serra

seg, 15/12/2008 - 20h37 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta segunda-feira, 15, a reforma e ampliação do fórum da comarca de Itu. O espaço, que foi ampliado em 878,95 m² com a construção de um anexo de dois pavimentos (térreo e superior), passa a ter agora um total de mais de 2,5 mil m² de área construída. Nas obras, o governo do Estado investiu mais de R$ 1 milhão, sendo o restante pago pelo município.

Governador: Queria dar meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Herculano. A deputada Rita Passos. Os deputados federais Reinaldo Nogueira, que é eleito prefeito de Indaiatuba. Eu sempre confundo os irmãos, mas agora deu para distinguir. O Antonio Carlos Pannuzio e o Renato Amary. Os deputados estaduais Maria Lúcia Amary e Rogério Nogueira.

Queria também saudar nosso secretário, Luiz Marrey, e o desembargador Antonio Rolim, representando o presidente do Tribunal de Justiça. A juíza-diretora do Fórum da Comarca da Itu, Andrea Ribeiro Borges. Queria também saudar aqui o Gustavo Ungaro, que é diretor-executivo do Itesp, Instituto de Terras de São Paulo. O Renê Paschoal Liberatore, que é presidente da OAB local. Senhores magistrados, integrantes do Ministério Público aqui presentes, advogados, servidores da Justiça.

Vim hoje com muita satisfação aqui a Itu para esta inauguração que, na verdade, é como se tivesse construído um fórum novo. Nós temos encaminhados no Estado, para que se tenha idéia, cerca de 20 fóruns novos, como novos, ou saindo do zero ou reformando e ampliando, como é o caso deste.

Para o ano que vem, destinamos mais 100 milhões reais à construção e ampliação e reforma de fóruns. É o maior programa que já se fez num Governo do Estado, numa só gestão, em pouco tempo. Por quê? Porque a Justiça, na nossa concepção, é um serviço social muito importante. Não é apenas saúde, educação. Habitualmente, se deixa a Justiça de lado quando se fala de desenvolvimento social, de atendimento social da população, das pessoas. Mas esta é a nossa perspectiva e a nossa ótica. Considerar que o serviço de Justiça é muito importante como integrante do desenvolvimento social do nosso estado.

Portanto, este programa de fóruns está dentro desse esquema. A juíza Andrea falava a respeito de escreventes. Nós pusemos recursos no orçamento para contratar mais mil escreventes no ano que vem. Sabe o que eu sonharia Andrea? Ser pressionado para que o Judiciário tivesse recurso para investir na informatização, porque o Judiciário não pressiona nesse sentido. Nós é que pressionamos o Judiciário para que faça o investimento. Isso é muito importante e é talvez o problema número um da Justiça de São Paulo. Não é falta de escrevente, não é falta de gente. É falta de investimento em informatização. E nesse sentido, o Estado tem estado para trás com relação à média da Federação e ao próprio poder federal.

Isso é crucial, uma vez que nós temos os melhores quadros judiciários do país e falta, realmente, esse investimento. E nós estamos dispostos a dar toda cobertura necessária, que esses investimentos sejam feitos em toda a extensão que se considerar necessária. Eu sei que não é fácil fazer. Não é chegar lá, comprar meia dúzia de computadores. Mas eu acho que é um desafio que nós temos que começar a responder diante do País e da nossa população.

Aqui em Itu, nós temos muitas coisas sendo tocadas. Inauguramos, recentemente, ou no ano passado, ou neste ano, acho, no começo do ano, uma faculdade de tecnologia e nessa região, particularmente, nós temos muitos investimentos na área do ensino técnico e tecnológico. Vamos fazer duas novas Etcs, escolas técnicas. Em Piedade e em Itapetininga. Este ano já criamos também a Fatec de Capão Bonito. A Etec de Votorantin. Vamos ampliar a Etec aqui de Itu.

Nós estamos formando gente para o desenvolvimento, ao mesmo tempo que abrindo oportunidades para a nossa juventude. A expansão do ensino técnico em São Paulo tem sido acelerada. Nós encontramos 70 mil alunos de escolas técnicas e vamos levar para mais de 200 mil na nossa gestão. E 26 Fatecs nós mais do que vamos duplicar, também até o final da gestão.

Mas aqui inauguramos também o contorno viário da cidade e demos uma área imensa para a Prefeitura fazer um centro industrial e de desenvolvimento. Agora, a bola está nos seus pés e daqui a pouco nós vamos começar a cobrar. É uma área grande, de 553 mil metros, desembargador, lá no Pirapitingui, para a criação do distrito industrial.

Vamos fazer aqui também um AME, um Ambulatório Médico de Especialidades, que é uma laboratório de consultas com diferentes especialidades e hoje esse é o principal problema da saúde em São Paulo.

É a demora para se conseguir consultas. Por isso nós criamos o programa dos ambulatórios médicos de especialidades; 40 no estado. E aqui, nesta região, já temos. Vamos fazer um em Itu e o outro em Salto, para eliminar toda briga, no meio, toda disputa, que infelizmente ou felizmente existe. Não de Itu para Salto, mas de Salto para Itu, com toda certeza. Mas vamos fazer também um AME lá e isso vai trazer um avanço enorme. Para que vocês tenham uma idéia, em Votuporanga, o AME atende 15 mil pessoas por mês com consultas; 30 especialidades, além de cinco mil exames.

Claro que cada AME vai estar ligado às especificidades locais. Por exemplo, o de Salto, vai ter cirurgia; vai ser um meio hospital-dia, que também é um ponto de estrangulamento. Cirurgias leves. Estamos desenvolvendo esse esquema todo planejado para São Paulo. Eu acho que já não precisa tanto hospital em São Paulo. O que precisa é o atendimento médico, além da prevenção e tudo o mais que é feito, atendimento médico nas especialidades, efetivamente nos exames, que vão ocupando cada vez um papel mais importante.

Por outro lado, eu quero dizer que temos muitas obras viárias. Eu não vou falar aqui porque tomaria muito tempo. Mas obra de estradas é o que não falta por aqui. É a região mais contemplada na reforma das estradas vicinais. São mais de 500 km na região sudoeste do estado, que ficam como novas. Nós estamos fazendo o recapeamento, a remodelagem de toda a rede de estradas vicinais de São Paulo. São 12 mil km, de maneira que ainda haverá mais centenas de quilômetros aqui na região. E a concessão da Rondon Leste vai também implicar a manutenção das vicinais vizinhas. Nós inovamos em matéria de concessão, no sentido de que, agora, quem ganha uma concessão tem também que manter as estradas vicinais, resolvendo um problema crônico dos municípios e do estado, que tem sempre que socorrer e o faz de forma inadequada na manutenção dessas estradas.

Haveria outras coisas a dizer, mas o mais importante é dizer que nós estamos trabalhando, que é a nossa obrigação. Nossa obrigação é servir a população de São Paulo e eu encaro o cargo de governador, a função, como de um servidor, e não alguém para se servir ou servir a seu partido, como costuma acontecer no Brasil. E trabalhamos em parceria, tanto com a Assembléia Legislativa, que tem sido parceira nossa, estão aqui o Reinado e a Rita, que podem dizer, e com as prefeituras.

Este fórum mesmo, como sublinhou o prefeito, foi uma obra de parceria. A Prefeitura entrou aqui, e ele mediu a porcentagem direitinho, com 30% dos recursos necessários. Isso não é uma função da Prefeitura, isso mostra o espírito de cooperação e a capacidade de entender as demandas locais que têm o prefeito Herculano, que tem sido um parceiro nosso muito positivo.  Na nossa gestão, nós vamos atrás dos prefeitos para pressionar para fazerem as coisas. Em Itu, não precisa, porque o prefeito faz mesmo sem ser pressionado, até porque tem a Rita, que fica no pé dele e no meu também, atrás das ações que interessam à cidade.

Bem, eram essas palavras. Queria aqui agradecer a acolhida de todos e de todas e aceito o convite da juíza para um dia a gente vir aqui e almoçar lá naquele restaurante alemão. Está bom? Muito obrigado.