Serra recebe vencedores da 3ª Feira Tecnológica do Paula Souza

São Paulo, 19 de outubro de 2009

seg, 19/10/2009 - 20h03 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Eu queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Um abraço aqui ao prefeito (de São Paulo) que acabou de chegar, o Gilberto Kassab; ao nosso Secretário de Desenvolvimento, e ex-governador, Geraldo Alckmin; à Laura Laganá, (diretora) superintendente do Centro Paulo Souza; ao nosso vice-governador Alberto Goldman, que foi nos 2 primeiros anos Secretário de Desenvolvimento. Quero cumprimentar aqui os alunos premiados, as direções das escolas, no caso as ETECs (Escolas Técnicas) e as FATECs (Faculdades de Tecnologia) cujos alunos foram premiados – e os professores.

Bem, eu acho que essa feira que nós fizemos é uma demonstração bastante clara de por quê as FATECs e as ETECs têm tanto sucesso no mercado de trabalho. Além de preparar… do ponto de vista da disciplina, que o aluno está seguindo, dos cursos, da aplicação prática, daquilo que está aprendendo, o nosso sistema centrado no Paula Souza também estimula a criatividade, estimula o espírito empreendedor, como acabamos de ver aqui nos trabalhos premiados. São duas coisas muito importantes: uma formação básica sólida, prática e a criatividade e o espírito empreendedor. Quer dizer, são coisas que se combinam e que, graças a Deus, têm dado muito certo aqui no Estado de São Paulo.

Esses projetos aqui… eu tive a oportunidade de, inclusive, experimentar um deles, que foi o iogurte de banana verde, que parece que é o 1º colocado, da FATEC de Marília, embora deva ser particularmente atraente para o Vale do Ribeira, que tem muita banana. E já que nós estamos falando de FATEC, tem também o 3º colocado. Bom, tem também a lingüiça de peixe, aqui apresentada sem preservativo. Segundo me disseram, tem que ficar mesmo na geladeira. E o 3º também, que se propõe avaliar a citoxidade de materiais utilizados em enxertos e transplantes, que também é uma coisa relativamente sofisticada.

No caso das ETECs, (o 1º colocado) é uma espécie de Emprega São Paulo para estágios, muito bem feito, é um software para isso. Nós já temos o Emprega São Paulo para o conjunto, para emprego mesmo. O Emprega São Paulo é um programa baseado na internet e no telefone celular – ou seja: as empresas se cadastram – hoje deve ter umas 120 mil, 110 mil empresas cadastradas – as pessoas que estão procurando emprego se cadastram e se encontram pela internet com a intermediação da Secretaria do Trabalho. A proposta aqui é com relação ao estágio, e eu acho que esse pode virar também um acréscimo no Programa Emprega São Paulo. Em termos práticos já pode ter uma grande utilidade, aí no caso dos estágios. As empresas que querem estagiários vão anunciar no sistema – e quem está procurando estágio também. Aí vão ver como isso pode ser compatibilizado, traduzindo-se numa ampliação das oportunidades para os estagiários.

Há outro projeto interessante que desenvolve aplicativos para gerenciar o serviço de uma empresa, e um jogo interativo para conscientizar crianças e adultos. Se fizesse um teste aqui, muitos adultos não sabem o que falar a respeito de problemas ambientais, inclusive do lixo. Eu até pedi para me tirar num pen drive porque eu vou… ou por no meu twitter, ou mandar para os meus netos ou ambas as coisas, porque é algo bastante prático.

Enfim, esses projetos são apenas uma demonstração. Teve muito mais coisas. Qual foi o número de projetos apresentados lá? 240. O que mostra o acerto, tanto da realização deste encontro, desta feira, como por outro lado do nosso programa de Ensino Técnico e Ensino Tecnológico. Na verdade, aqui o número é 236. Se envolveram nesses projetos 800 alunos e tivemos 8.000 visitantes na feira.

Portanto, essa homenagem aqui, que é feita a 6 grupos de alunos e professores, na verdade é simbólica de uma homenagem a todo o conjunto do sistema e a todos os alunos que participaram. Eu queria dar parabéns ao Centro Paulo Souza, aos professores, aos alunos e a nós mesmos, todos, por estar conseguindo fazer um programa tão bem sucedido de formação técnica e tecnológica em São Paulo.

Muito obrigado!