Serra recebe Pelé no Palácio dos Bandeirantes

São Paulo, 9 de novembro de 2009

seg, 09/11/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Acabamos reunidos aqui no Salão dos Despachos, mas para ver um filme com a cobertura da SPTuris (São Paulo Turismo), que é da Prefeitura da Capital, com o Pelé cantando – de Três Corações (cidade natal de Pelé, no sul de Minas Gerais) para São Paulo. E tem um montão de cantor que quer ser jogador de futebol – o Chico Buarque é a expressão mais notável disso. Agora, jogador de futebol e cantor já é mais difícil. Então, hoje nós vamos ver a experiência aqui no que resulta. O ministro Gilmar Mendes (presidente do STF – Supremo Tribunal Federal) está aqui por dois motivos apenas: primeiro, porque estava em São Paulo; segundo, porque é santista (torcedor do Santos Futebol Clube) fanático e fez questão de vir aqui encontrar o Pelé, e também conhecer essa peça (música) agora que vai ser apresentada.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: Bom, como o nosso governador falou, na realidade no Brasil é assim mesmo. Vocês devem conhecer um monte de cantores, duplas caipiras que querem jogar futebol, têm até campo de futebol. O Chico Buarque tem um campo lá (o Polytheama, no Rio de Janeiro) que é conhecidíssimo, disputa os campeonatos. O Chitãozinho e Xororó, Edson e Hudson, todos esses cantores têm campo de futebol e querem jogar futebol. E alguns jogadores, como o Marcelinho e um tal de Pelé, de vez em quando tentam cantar e fazer alguma coisa.

Eu não esperava que a coisa fosse tão longe, porque… eu estava brincando até com o nosso maestro Ruriá (Duprat), que já fez um CD só de letras e músicas minhas, e que tem o nome de Ginga… estava brincando com o maestro Ruriá, e ele falou: “Não, rapaz, isso aí não é brincadeira não. Isso aí é uma música maravilhosa, você está homenageando a São Paulo. Vamos falar com o Amon (Siqueira)”. Amon é que fez o clipe. E (ele) falou assim: “Vamos falar com o Caio (Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris) que você dá um presente para a Cidade de São Paulo. A Cidade de São Paulo está com o coração aberto e os braços abertos para todo mundo. A gente dá um presente para a Cidade de São Paulo”. Eu falei: “Olha, vocês vão me matar de vergonha”. (Comenta em tom irônico:) Porque, na realidade, o meu negócio era música – o futebol é bico, o futebol sempre foi bico. O meu negócio era cantar, fazer música. (Voltando a falar sério:) Aí eu falei: “Está bom vai. Já que é séria a coisa, vamos falar com o nosso prefeito (de São Paulo, Gilberto) Kassab. O Caio está lá, aí vamos fazer uma coisa séria”.

Eu não vou falar muito, porque eu queria que vocês vissem por quê, para mim, foi mais um gol de placa essa homenagem que vocês mesmo me deram a oportunidade de dar a São Paulo. Então, eu quero agradecer a todos vocês que fizeram isso possível, que montaram o clipe, o nosso querido prefeito que aceitou, o governador que está dando apoio. Nós estamos aqui com o nosso prefeito (de Santos, João Paulo Tavares) Papa, que não acreditou. E agora ele falou: “Você tem que fazer uma (música) para Santos, porque você não fez para Santos ainda”. Então… eu vou deixar para que vocês deem uma olhada. E está sujeito à crítica, ainda dá tempo de mudar alguma coisa.

Muito obrigado pela presença de todos!