Serra prestigia espetáculo do Programa Fábricas de Cultura

São Paulo, 22 de setembro de 2009

ter, 22/09/2009 - 19h01 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa noite a todos e a todas. Eu estava em Carapicuíba, que é longe daqui, e vim correndo para poder assistir este espetáculo. Já tinha assistido um anterior, “Pedrinho Luz”, e eu acho que é esse mesmo pessoal, não é? Pelo menos uma parte… é o mesmo pessoal e eu tenho certeza…Às vezes a gente diz: “Não vi e não gostei”. No (caso do) espetáculo de hoje, eu diria o seguinte: “Não vi e gostei”. Porque vai, com toda certeza, ser muito bom.

O projeto Fábrica de Cultura, como disse o (secretário de Estado da Cultura, João) Sayad, é talvez a atividade mais importante da Secretaria. A gente tem feito muita coisa na área da Cultura. Nós criamos o Museu do Futebol, que eu não sei se o pessoal aqui conhece, o Museu Catavento, que é de ciências e tecnologia. Estamos fazendo o Teatro da Dança, onde, no futuro, vocês vão poder estudar e se apresentar – vai ser em frente à Sala São Paulo. Estamos fazendo uma Escola de Teatro, que vai ser inaugurada até o fim do ano. Reformulando o Projeto Guri, que é de música para a garotada – porque ele não incluía a Capital, a região da cidade de São Paulo, era mais para o interior e agora vai ter 15 mil alunos só na Capital e, no total do Estado, 60 mil.

E tem muita coisa para dizer… Festival de Literatura, a Virada Cultural que criei quando fui prefeito da cidade de São Paulo. Pegou como evento da cidade e, chegando no Governo do Estado, nós começamos a fomentar, a estimular para que se fizesse Virada Cultural também no interior, ou seja, para que as Prefeituras fizessem com o nosso apoio. E a Prefeitura da Capital fez ainda na cidade a Virada Esportiva, que é uma espécie de filhote da Virada Cultural, naquelas 24 horas.

E na Fábrica de Cultura nós vamos construir os centros, até o começo do ano que vem, com previsão de entrega em março: em Cachoeirinha, no Capão Redondo e no Jaçanã. No total, serão 10 centros. Para vocês terem uma idéia, nós já gastamos, com Fábrica de Cultura, 40 milhões de reais. Mostra a prioridade que o Governo tem, e está dando a todos esses projetos.

E eu acho que vale a pena, porque é atividade artística direta para os jovens – mais ou menos 5 e 19 anos, e o papel desse projeto é, primeiro, de descobrir talentos que, de outra maneira, não apareceriam, e faz bem pessoalmente, para a personalidade, é uma afirmação, é uma maneira de mostrar qualidade que de outras formas não apareceriam. Serve para o lazer, para o entretenimento e até porque é uma coisa gostosa de se fazer. Não precisa ficar também investigando as finalidades últimas do trabalho da Cultura, basta dizer que é uma coisa boa de se fazer e assistir.

Portanto, eu queria, de fato, agradecer o secretário Sayad e a sua equipe por estarem tocando isso, que é um trabalho complexo. Tem que se fazer em toda a cidade, pegar muitos profissionais, enfim, é uma administração complicada e eu fico muito contente que o programa está dando certo. Esse teatro aqui é muito tradicional em São Paulo. Antigamente, era um dos principais teatros da cidade. Em que ano foi feito, João? Você lembra?

João Sayad, secretário de Estado da Cultura: 1917.

Governador José Serra: 1917. Ele foi recuperado mais de uma vez e é muito significativo se apresentar aqui, não é? É uma coisa interessante de se ver o que a gente tem de mais novo, de mais jovem na nossa cidade – que a maior energia, alegria e vitalidade que vocês têm seja apresentada em um teatro tradicional, que eu acho que só o (Teatro) Municipal é um pouco mais antigo do que este. É muito tradicional, é uma coisa que o Estado manteve com muito orgulho, esse teatro. É uma comemoração poder ver o que nós temos de mais jovem com o que nós temos do melhor do mais antigo.

Portanto, vamos curtir o espetáculo. Obrigado!