Serra participa de missa em comemoração a padroeira do Brasil

Aparecida, 12 de outubro de 2009

seg, 12/10/2009 - 16h55 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Saúdo Dom Geraldo Magela, Bispo Primaz do Brasil, arcebispo de Salvador; Márcio Antonio Siqueira, prefeito de Aparecida, autoridades civis, militares, senhores bispos, diáconos e religiosos, fiéis e romeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Na religião católica, Maria, Mãe de Jesus, Nossa Senhora, é o símbolo do amor e da misericórdia. E a Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil, tem um conteúdo simbólico muito especial: sua imagem é representada pela pele de cor castanha escura, expressando as diferentes raças e culturas do mundo.

Mãe de todos os povos, protege, acolhe e guia os simples, os pobres e os necessitados. Tem sempre as mãos postas, convidando todos à oração e ao diálogo filial com Deus. Seu manto azul lembra que homens e mulheres são romeiros da eternidade, peregrinos na Casa do Pai. A coroa que usa confere-lhe a condição de rainha, cuja grandeza está no serviço de libertação do povo, que anseia por uma sociedade justa e por uma sociedade solidária.

Uma sociedade cujos governantes sejam íntegros, que sirvam ao povo, em vez de se servirem do povo, e que se empenhem em abrir às nossas famílias, as famílias brasileiras, um futuro de trabalho, de cultura, de fraternidade. Um futuro de amor, um futuro de paz, um futuro que permita ao nosso País se encontrar dentro da justiça e da solidariedade.

Minha saudação a todos os que vieram de todos os lugares do Brasil, todos esses peregrinos e romeiros. É um orgulho que venham aqui ao nosso Estado de São Paulo, para esse santuário, que para todos nós representa uma grande conquista espiritual do povo brasileiro.

Muito obrigado!