Serra lança Escola de Circo do Estado de SP

São Paulo, 13 de novembro de 2009

sex, 13/11/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria cumprimentar a todos e a todas. Essa vai ser a primeira atividade aqui no Parque do Belém. Aqui nós tínhamos a antiga FEBEM (Fundação do Bem Estar do Menor, atualmente Fundação Casa). Já na época do (ex-)governador (Geraldo) Alckmin a FEBEM foi desativada aqui. E nós nos empenhamos em um projeto para o conjunto de toda essa área, que é superior a quanto, Luna, mesmo?

Francisco Luna, secretário estadual de Economia e Planejamento: É 210 mil metros (quadrados).

Governador José Serra: É 210 mil metros (quadrados), uma área, inclusive, muito valorizada, que nós decidimos incorporar ao patrimônio de lazer, cultura e de ensino de São Paulo. Aqui haverá uma Escola Técnica (ETEC do Centro Paula Souza), não é, Geraldo (Alckmin, secretário estadual de Desenvolvimento)? O vestibulinho já está aberto e começará a funcionar no ano que vem, em fevereiro. Aqui haverá várias outras coisas, que o Luna apontou e, inclusive, esta Escola de Circo.

A Secretaria da Cultura tem dado muito apoio à atividade do circo, promovendo, inclusive, encontro, festival, dando apoio financeiro. E esta escola deverá dar um impulso enorme à atividade de circo no Estado de São Paulo – aos profissionais e, naturalmente, ao público que gosta tanto desta modalidade de arte cênica.

Eu fiz questão de vir aqui porque é um ponto de partida. E o ponto de chegada deve acontecer mais para o final do ano que vem, quando nós teremos todo o complexo aqui funcionando, prédios restaurados, uma vez que a licitação já está em andamento, já concluiu até, tem os recursos administrativos de praxe e a coisa deverá andar, graças também à coordenação feita pela Secretaria do Planejamento.

Queria fazer aqui menção a um parlamentar que está ausente, mas que foi muito importante na mobilização para que nós transformássemos essa área num parque, que é o deputado (José Carlos) Stangarlini, que não pôde comparecer hoje. Eu queria deixar o registro aqui do nosso agradecimento a ele pelo estímulo e pelo apoio. É isso, muito obrigado.

E vamos todos torcer para que este parque esteja o quanto antes possível à disposição da população. A área verde é muito grande também. Apesar de tudo o que haverá aqui em matéria de atividades, haverá também uma área verde da maior importância para a região. Porque hoje já é praticamente uma região central em São Paulo, apesar de que é vizinho do Tatuapé, mas se transformou em uma região praticamente central. E estamos oferecendo o maior equipamento social e cultural de toda esta região.

Muito obrigado!